quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aristóteles Drummond: O risco


Aristóteles Drummond: O risco

O Rio só encontra dois obstáculos para manter o bom ritmo de crescimento econômico

O DIA
Rio - O Rio de Janeiro só encontra dois obstáculos para manter o bom ritmo de crescimento econômico e a melhoria na oferta de empregos e serviços públicos. A questão do petróleo — sobre o qual, fora do Congresso, existe consenso de que não se pode mexer no já pactuado e que qualquer mudança seria apenas daqui para frente, nas novas licitações — e o chamado risco político, caso o governador não consiga fazer seu sucessor. Afinal, o sucesso dos anos Cabral, além de um bom projeto, tem forte apoio político pelas ligações com a União e a prefeitura da capital e principais cidades do estado.
Nessa caminhada em que os novos espaços do Centro do Rio desempenham importante papel pelas construções tecnologicamente de última geração, com bons acessos e transportes públicos, o avanço na segurança pública tende a retirar restrições de atração de altos executivos internacionais para nossa cidade. O resto, como impostos altos e burocracia, é questão federal. Serão milhares de novos empregos, de qualidade, para deter esta fuga de cérebros jovens para São Paulo ou para o exterior.
A candidatura do vice-governador, Pezão, não corre risco eleitoral entre os supostos candidatos da oposição. Mas, sim, na divisão da base de apoio à presidenta Dilma, que pode lançar o estado numa aventura, com sérios riscos de retrocesso. O senador Lindberg tem os seus méritos pela atuação política desde muito jovem, quando presidiu a UNE — onde, entretanto, teria se ligado a elementos perigosos, implicados no escândalo do fundo de previdência dos funcionários de Nova Iguaçu, cujo processo de apuração estaria adormecido em gavetas das muitas entidades envolvidas. Desde a Secretaria de Previdência Suplementar ao MP do Rio e o próprio Tribunal de Contas do Estado, em mais um caso de suposta impunidade. Precisa esclarecer estas ligações por envolver, inclusive, os mesmos nomes que tentaram lesar o Previ-Rio, mas foram barrados em tempo.
O Rio não pode perder a chance de dar continuidade ao que vem dando certo. Gostem ou não dos personagens, o fato é que se formou uma frente competente e que tem obtido bons resultados.
Jornalista

Nenhum comentário: