Rio -  Ao contrário de outras estrelas do cinema, Vincent Cassel não precisa enfrentar longa viagem para divulgar novo trabalho no Brasil. Radicado há quatro meses na Zona Sul carioca, o ator francês encarna mais um vilão na telona — o gângster Franck, no filme ‘Em Transe’ (Trance), de Danny Boyle — e define em bom português o que vislumbra para o futuro: “Quero fazer algo que vá ficar. E não filmes superficiais, de m... Para fazer isso, a única coisa em que posso acreditar é no meu gosto, e não no gosto dos outros. Quando faço um filme, é porque eu quero. Nunca é uma decisão política”, afirma.
Da esq. para a dir., Matt Cross, Wahab Sheikh, Danny Sapani e Vincent Cassel | Foto: Divulgação
Da esq. para a dir., Matt Cross, Wahab Sheikh, Danny Sapani e Vincent Cassel | Foto: Divulgação
Seguindo essa linha, Cassel já chegou a recusar propostas de Hollywood. “Já tive convites para algumas coisas, como uma sequência da Marvel. Mas são coisas que não davam para mim”, revela. E não tem jeito: é dos vilões que ele gosta mais. “Nunca gostei do bonzinho”, dispara.
No thriller psicológico ‘Em Transe’, que acaba de estrear, seu personagem lidera uma gangue que tenta roubar um quadro do espanhol Goya numa casa de leilões. Na missão, ele conta com a ajuda de Simon (James McAvoy), funcionário do estabelecimento. Mas o comparsa esquece onde colocou a pintura depois que leva uma pancada na cabeça. Para recuperar a memória, Simon frequenta sessões de hipnose no consultório de Elizabeth (Rosario Dawson).
Durante as filmagens, um hipnoterapeuta falou com a gente. Ele perguntou se alguém queriaexperimentar uma sessão. Eu aceitei. A Rosario e o James também, mas não dava certo com ninguém”.
Depois de participar do longa brasileiro ‘À Deriva’ (2009), de Heitor Dhalia, Cassel deverá aparecer em outras produções nacionais. “Vou participar do próximo filme do Cacá Diegues (‘O Grande Circo Místico’). E ainda há outras duas possibilidades”.
Uma dessas possibilidades é uma comédia romântica que se passará no Carnaval. Além de produzir o longa, ele também será o protagonista. De acordo com Tuinho Schwartz, que faz a produção executiva, o projeto ainda precisa ser financiado para que as filmagens comecem. “O Vincent é um cara obstinado. Está muito entusiasmado. No Carnaval, já olhamos locais diferentes e observamos coisas na Avenida”.