quinta-feira, 23 de maio de 2013

Autoridades encontram desaparecidos e identificam vítimas de tornado nos EUA


Autoridades encontram desaparecidos e identificam vítimas de tornado nos EUA

Dentre as 24 pessoas que morreram, dez são menores de idade e uma ainda não foi reconhecida

EFE
Estados Unidos - Até agora 23 das 24 pessoas que morreram após a passagem de um tornado há dois na cidade de Moore, em Oklahoma (EUA), já foram identificadas. As autoridades americanas também encontraram seis pessoas que permaneciam desaparecidas.
O relatório de vítimas publicado hoje pelo governo local detalha que dos 24 falecidos, 15 são mulheres e nove são homens, sendo que dez são menores de idade. Segundo o mesmo relatório, 11 das mulheres e seis dos homens morreram por causa de traumatismos múltiplos, enquanto quatro mulheres e três homens morreram por asfixia.
O prefeito da cidade de Moore, Glen Lewis, anunciou na tarde desta quarta que as seis pessoas que permaneciam desaparecidas já foram encontradas pelas autoridades e que cinco delas se encontram em perfeitas condições de saúde. A secretária de Segurança Nacional, Janet Napolitano, visitou hoje a área do desastre acompanhada pela governadora de Oklahoma, Mary Fallin, enquanto as equipes de busca e socorro continuavam removendo os escombros deixados pelo tornado.
"A grande necessidade agora é trazer equipamentos e pessoal para a remoção de escombros", afirmou Napolitano. "Vamos acelerar o transporte desses equipamentos para apressar a limpeza das ruas e para que os proprietários de casas possam somar-se às tarefas". A secretária também pediu aos afetados que se registrem na Agência de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês), que já recebeu mais de mil de solicitações de assistência. "As pessoas estão sofrendo, realmente, e temos pela frente muito esforço de recuperação a fazer", acrescentou Napolitano.
"Nós estamos aqui para ficar e ajudar até que esta reconstrução esteja completa", ressaltou. O presidente americano, Barack Obama, visitará a área afetada no próximo domingo para conhecer "em primeira mão" os danos ocasionados pelo tornado, segundo anunciou hoje a Casa Branca.
O Departamento de Seguros do estado estimou em US$ 2 bilhões as perdas causadas pela catástrofe, embora estes dados ainda sejam provisórios. As estimativas baseiam apenas em uma avaliação "visual" do território danificado de cerca de 30 quilômetros.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos classificou o tornado na categoria 5, a mais alta da escala Fujita, que contempla ventos superiores aos 320 quilômetros por hora. O próprio Obama reconheceu hoje que o tornado da segunda-feira foi "um dos mais destrutivos da história" dos EUA, que a cada ano precisa lidar com destroços e vítimas causado pelos temporais que nesta época do ano percorrem o sul e o centro do país.

Nenhum comentário: