quinta-feira, 30 de maio de 2013

'Barbara' se transforma em furacão perto do litoral mexicano

'Barbara' se transforma em furacão perto do litoral mexicano

Sistema Nacional de Defesa Civil declarou 'alerta vermelho' em regiões dos estados de Oaxaca e Chiapas

EFE
Cidade do México- A tempestade tropical "Barbara" se transformou nesta quarta-feira em um furacão categoria 1 na escala Saffir Simpson de cinco níveis. O ciclone surgiu perto do litoral dos estados de Oaxaca e Chiapas, no sul do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).
"O risco mais significativo de 'Barbara' é o alto potencial de chuvas, de intensas a torrenciais", afirmou através de sua conta no Twitter a Comissão Nacional de Água (Conagua), da qual depende o SMN, que lhe atribuiu um índice de periculosidade "forte".
Tuxtla Gutiérrez, capital do estado de Chiapas
Foto:  Efe

Por sua parte, o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) declarou um "alerta vermelho" (perigo alto) no sudeste e no oriente do estado de Oaxaca, e no sudoeste e na zona centro-ocidental de Chiapas, estados banhados pelo oceano Pacífico.
O SMN indicou que o centro do furacão "Barbara" está situado 40 quilômetros ao sudoeste de Barra de Tonalá (Chiapas) e 105 quilômetros ao leste-sudeste de Salina Cruz (Oaxaca), e prevê que seu centro chegará ainda esta tarde ao território mexicano.
O furacão se desloca a 17 km/h rumo ao nor-nordeste, acompanhado de ventos de 120 km/h e sequências de até 140. O SMN recomendou às populações de Oaxaca, Guerrero, Chiapas, Veracruz, Tabasco e Campeche estarem alertas por "chuvas intensas e torrenciais, ventos fortes, inundações, deslizamentos e aumento no nível de rios".
"Barbara" se transforma assim no primeiro furacão que espreita o México na atual temporada de furações do Pacífico, que começou no último dia 15 de maio e na qual a previsão é que haverá quatro intensos, quatro moderados e seis tempestades tropicais.


    Nenhum comentário: