quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bola na rede: Atacantes vão à luta por status de goleador do Brasileirão


Bola na rede: Atacantes vão à luta por status de goleador do Brasileirão

Em 2013, grandes nomes serão protagonistas no embate pelo status de artilheiro. Campeonato promete disputa acirrada

RAFAEL ARANTES
Rio - A briga pela artilharia muitas vezes é considerada um campeonato à parte pelos atacantes. Neste ano, a história não deve ser diferente no Brasileiro. Craques e referências estarão presentes para ajudar suas equipes a conquistar o título nacional e também para buscar a “taça” de goleador do torneio.
Neste ano, a luta promete ser acirrada. São muitos os grandes nomes que vão à luta pelo status de goleador nacional: Diego Tardelli, Alexandre Pato, Paolo Guerrero, Marcelo Moreno, Borges, Fred, Vargas, Barcos, Luis Fabiano, Leandro Damião e Neymar são alguns exemplos disso. Qualidade e talento que podem fazer a diferença para suas equipes.
Brasileirão promete ter briga acirrada na artilharia
Foto:  Arte O Dia
Também existem aqueles menos badalados, os “queridinhos” da torcida na hora das cobranças. No Flamengo, por exemplo, a torcida não largava a implicância com Hernane, mas foi o Brocador quem mais marcou para o clube da Gávea neste ano. Outro clube carioca que sabe bem o que é isso é o campeão estadual Botafogo. Autor do gol do título regional, Rafael Marques conviveu com a sina da ausência de gols e dos puxões de orelha da torcida, assim como Obina, Souza, Elton. Quem sabe não será agora a hora da maior resposta?
Destaque tricolor Nas últimas edições, o Brasileirão não teve somente um nome liderando a artilharia. No entanto, o jogador que vem se mostrando com uma média mais consistente é Fred. Maior goleador do Campeonato no ano passado, com 23 gols, o atacante do Fluminense chegou perto também em 2011. No entanto, foi Borges quem venceu a disputa da artilharia em 2011, deixando o ídolo tricolor na segunda posição.
Fred vem se destacando na luta pelo status de artilheiro
Foto:  Divulgação
Um passo de cada vez Outra curiosidade é a vaga relação do artilheiro com o campeão do torneio. Nos últimos cinco anos, apenas Fred conquistou o posto de goleador e de campeão nacional na mesma temporada. Enquanto o atacante do Fluminense conquistou as duas taças, de campeão e artilheiro, em 2012, nos outros anos isto foi raridade. 
Antes de Fred, a última vez que um jogador levou para casa as duas taças foi em 2009, quando o Imperador Adriano ajudou o Fla a ser campeão e dividiu o posto de artilheiro com Diego Tardelli, do Atlético-MG, com 19 gols. Em 2011, Borges garantiu a artilharia enquanto o Santos ficou apenas na 10ª posição. No ano do tricampeonato do Flu, 2010, o goleador da vez foi Jonas, do Grêmio, que ficou em quarto lugar.
Adriano foi campeão e artilheiro do Brasileiro de 2009
Foto:  Divulgação
Confira os artilheiros do Campeonato Brasileiro nos últimos 10 anos: 
AnoJogadorGols
2012Fred (Fluminense)20
2011Borges (Santos)23
2010Jonas (Grêmio)23
2009Adriano (Flamengo) e Diego Tardelli (Atlético-MG) 19
2008Keirrison (Coritiba), Kléber Pereira (Santos) e Washington (Fluminense)21
2007Josiel (Paraná)20
2006Souza (Goiás)17
2005Romário (Vasco)24
2004Washington (Atlético-PR)34
2003Dimba (Goiás)31

    Nenhum comentário: