sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bom para os olhos, mas ruim para os pulmões


Bom para os olhos, mas ruim para os pulmões

Nutriente recomendado para portadores de degeneração macular pode causar câncer

O DIA
Rio - Nutriente indicado para evitar a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) pode levar ao câncer de pulmão em fumantes ou ex-fumantes. O alerta é de estudo do National Eye Institute, dos Estados Unidos, que mostra que altas doses de betacaroteno — presente por exemplo na cenoura e na abóbora — pode causar a doença. A recomendação é substitui-lo por luteína e zeaxantina, presentes em laranja, pêssego e brócolis.
Sucos de frutas e folhas verdes-escuras proporcionam visão saudável. Cenoura não é indicada para quem fuma
Foto:  Paulo Araújo / Agência O Dia
Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, 60% dos brasileiros que desenvolvem a degeneração fumam ou já fumaram. “Essa descoberta é muito relevante, porque fumo e degeneração macular estão ligados. Pacientes devem alertar os médicos que ainda não sabem da substituição”. 
Pesquisadores acompanharam, durante cinco anos, 4 mil pacientes com risco de desenvolver o problema ocular. Ainda segundo o estudo, a DMRI pode ser controlada com dieta especial para preservar a saúde da retina. Trata-se da combinação de seis nutrientes na dieta: vitamina C, vitamina E, zinco, cobre e, no lugar do betacaroteno indicado anteriormente, entram luteína e zeaxantina.
Doença ocular que mais gera cegueira irreparável no mundo, a DMRI é causada por manchas que surgem na mácula, pequena parte do olho responsável por 80% da visão. Idosos, pessoas com diabetes ou colesterol alto são do grupo de risco. Segundo Leôncio, mulheres também são afetadas pela degeneração. “Mulheres costumam cultuar mais a pele bronzeada e passam muitas horas se expondo ao sol, sem proteção”, explica.

Nenhum comentário: