Rio -  Com 108 anos, o Clássico Vovô, o mais velho do Brasil, entre Botafogo e Fluminense, é recheado de histórias emocionantes. Boa parte delas vivida por dois antigos moradores de Volta Redonda, o alvinegro Vicente Gama, de 78 anos, e o tricolor Luiz Portilho, de 82. Mesmo distantes da cidade do Rio, eles nunca deixaram de lado a paixão por seus clubes. Prestes aassistir  a primeira decisão entre os dois times, no Raulino de Oliveira, a dupla visitou o palco da decisão e deu os seus palpites para a final da Taça Rio.

Ex-funcionário da Companhia Siderúrgica Nacional, seu Gama, que esbanja confiança no título, hoje, lembrou da histórica goleada por 6 a 2 sobre o rival, no Campeonato Carioca de 1957.

“O Maracanã estava entupido de gente. Era um jogo muito difícil. O Fluminense estava batendo todo mundo, mas nós fomos lá e vencemos. Foi uma surpresa. Tínhamos Garrincha, Didi e Quarentinha, mas o golaço de bicicleta do (Paulinho) Valentim ficou na memória, o estádio veio abaixo, foi emocionante”, lembrou o aposentado.
'Vovôs' relembram grandes duelos do confronto | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
'Vovôs' relembram grandes duelos do confronto | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Ao ouvir a provocação, o ex-professor de matemática Luiz Portilho rebateu. “Gol de bicicleta? Igual ao do Fred no ano passado?”, brincou o tricolor, que continuou a resposta falando sobre a goleada do Flu, por 7 a 2, no Torneio Rio-São Paulo de 1965.

“Estávamos desconfiados. Há muito tempo o Flu não vencia o rival (dez jogos), e logo no início, o Jairzinho marcou um gol para eles. Mas aí alguma coisa aconteceu que o Tricolor empatou e virou o primeiro tempo ganhando de 3 a 1. No segundo, então, teve gol de tudo que é jeito, foi um chocolate”, alfinetou seu Luiz.

Confiante, seu Gama foi direto ao falar sobre a decisão de hoje e garantiu que o Glorioso será campeão estadual. “Vai ser um placar curto, 1 a 0 ou 2 a 1. Nós temos o ‘Sidoca’ (Seedorf) ali no meio comandando tudo. Seremos campeões”, disse o alvinegro, interrompido pelo tricolor.

“Eles tem a vantagem do empate, mas o Fluminense é mais time. Ter mais dois jogos aqui na cidade vai ser muito bom. Anota aí: 1 a 0 , gol do (Rafael) Sobis”, apostou seu Luiz.
Rivalidade apenas dentro dos gramados | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
Rivalidade apenas dentro dos gramados | Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia
DUPLA ANTENADA
Questionados sobre os elencos atuais de seus times, os Vovôs demonstraram certa nostalgia. Mas, mesmo assim, elegeram seus favoritos. “O Wagner faz umas jogadas bonitas e o Nem vai para cima sem medo”, elogiou seu Luiz, que mostrou ótima memória e deu a escalação do time tricolor Campeão Carioca de 1951.

Já seu Gama apontou Seedorf e dois jovens talentos como seus prediletos. “Nada se compara aos craques de antigamente, mas o time está arrumado. Além do ‘Sidoca’ (Seedorf), temos aquele uruguaiozinho (Lodeiro) e o Dória, que jogam muito bem”, disse.

O alvinegro, aliás, já sabe por quem torcer na final da Liga dos Campeões. “Borussia Dortmund, cujo uniforme tem as cores do usado pelo Volta Redonda”, disse, referindo-se ao adversário do Bayern de Munique.