Rio -  Pela segunda vez seguida, Botafogo e Fluminense podem decidir o Carioca — desde que o Tricolor conquiste a Taça Rio hoje. Algo raro em 108 anos de Clássico Vovô. Afinal, apesar de serem os clubes mais antigos na competição, seria apenas a sexta decisão direta entre os dois rivais, que têm, também, três finais de turno no currículo (as Taças Rio de 1997, 2008 e 2013).

Na primeira vez que se encontraram com possibilidade de ambos ficarem com o título, o Fluminense, que tinha a vantagem  do empate, em 1946, levou a melhor: 1 a 0. O troco alvinegro veio em 1957, com uma goleada por 6 a 2 da equipe de Garrincha & Cia, até hoje é o maior placar em uma decisão de Carioca.

O encontro seguinte foi também o mais polêmico. A famosa falta de Marco Antônio sobre o goleiro Ubirajara, que resultou no gol de Lula, em 1971, é até hoje lembrada e lamentada pelos alvinegros. Como o juiz José Marçal Filho não marcou nada, o Flu venceu por 1 a 0 e levou o caneco para as Laranjeiras.
Velocidade de Wellington Nem foi grande arma do Flu | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Botafogo e Fluminense são velhos conhecidos em decisão | Foto: André Luiz Mello / Agência O Dia
Em 1975, o Botafogo venceu por 1 a 0, mas a festa foi do Tricolor, campeão nos critérios de desempate — melhor no saldo de gols em um triangular que ainda contou com o Vasco. No Clássico Vovô, na rodada final, os Alvinegros precisavam vencer por três gols de diferença para ficar com o título. Pelo menos carimbaram a faixa do rival.

Após “intermináveis” 37 anos, os dois clubes voltaram a decidir o Carioca em 2012. E, mais uma vez, o Fluminense levou a melhor ao vencer os dois jogos, com direito a goleada logo no primeiro duelo (4 a 1), praticamente definindo a luta pelo título. No segundo duelo, o Flu fez 1 a 0.

Apesar da superioridade do Fluminense nos confrontos que valeram o título Carioca, o Botafogo leva a melhor nas decisões de Taça Rio. Em 1997, o Alvinegro era o líder na última rodada e o empate em 0 a 0 garantiu a conquista. Na final de 2008, nova comemoração com a vitória por 1 a 0 sobre o rival.

Campeão do primeiro turno este ano, o Botafogo pode ganhar mais uma Taça Rio sobre o Tricolor neste domingo. Mas, caso perca logo mais, o Alvinegro, ainda terá a chance, nas finais do Carioca, de voltar a comemorar um título regional sobre o rival após 56 anos.