quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cientistas decifram estrutura química que envolve o vírus HIV

Cientistas decifram estrutura química que envolve o vírus HIV

O estudo pode ajudar na descoberta de novos tratamentos para a Aids

EFE
Londres - Investigadores dos EUA conseguiram decifrar, pela primeira vez, a estrutura química do capsídeo (material que envolve o vírus) do HIV, o que permitará explorar novos tratamentos para a Aids, informa nesta quarta-feira a revista "Nature".
O estudo, feito por especialistas da Universidade de Pittsburgh (EUA), assinala que durante muito tempo os cientistas tiveram problemas para decifrar o capsídeo do HIV, a estrutura proteica que contém o material genético do vírus e que é chave para sua virulência, por isso que estes avanços ajudarão a desenvolver novos fármacos.
"O capsídeo é muito importante" e "conhecer sua estrutura em detalhes pode nos levar a criar novos fármacos que possam tratar e prevenir infecções", afirmou Paijun Zhang, professora associada do Departamento de Biologia Estrutural da Escola de Medicina da Universidade Pittsburgh.
"Nosso enfoque tem a possibilidade de ser uma alternativa poderosa aos nossos atuais tratamentos do HIV, que trabalham atacando certas enzimas, mas a resistência aos fármacos é um enorme desafio devido ao alto nível de mutação do vírus", acrescentou.
Ao descrever o capsídeo, os cientistas indicaram que não é uniforme e assimétrico, por isso que era difícil conhecer o número exato das proteínas que contém. Para decifrá-lo, os especialistas utilizaram um microscópio com uma resolução de 8 angstrom (alta), e depois analisaram os dados em potentes computadores.
O processo revelou uma complicada grade de três hélices com interações moleculares nas áreas importantes e necessárias para a estabilidade do capsídeo. Segundo Zhang, o capsídeo é muito sensível à mutação, por isso que tentar alterar seu funcionamento ajudará a desenvolver novos tratamentos contra este mal que afeta milhões de pessoas.
"O capsídeo deve permanecer intacto para proteger o genoma do HIV ao entrar na célula humana, mas uma vez dentro, tem que se desfazer para liberar seu conteúdo para que o vírus possa se reproduzir", acrescentou o especialista. Zhang explicou que desenvolver fármacos que provoquem uma disfunção do capsídeo pode ajudar a impedir que o vírus possa se reproduzir.


    Nenhum comentário: