Rio -  A situação do campinho da Mineira, que tinha o suporte do tráfico até a chegada da UPP, há três anos, e que antes das eleições foi reformado pela metade pela ex-presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, vai mudar.

Segunda-feira, durante o quarto debate "Rio, Cidade sem Fronteiras", o secretário municipal de Esportes e Lazer, Índio da Costa, anunciou um mutirão de limpeza e a troca de lâmpadas na localidade. Seu mau estado foi denunciado pelo DIA no dia 16 de abril.
Índio durante o debate realizado pelo DIA e ‘Meia Hora’ na Mineira | Foto: João Laet / Agência O Dia
Índio durante o debate realizado pelo DIA e ‘Meia Hora’ na Mineira | Foto: João Laet / Agência O Dia
“Estamos em busca de uma parceria para trocar o gramado artificial. Há empresasinteressadas em outros projetos que podem dar esta compensação. Não adianta prometer, prefiro fazer”, disse Índio, diante do presidente da Associação de Moradores, Pedro Paulo Ferreira. A troca está estimada em R$ 100 mil.

O secretário aproveitou para anunciar que a Mineira será a terceira comunidadebeneficiada pelo projeto "Virando o Jogo", que levará atividades esportivas e lúdicas aos morros do Rio. Dona Marta e Rocinha abrem o projeto.

“É preciso recuperar o espaço que era do tráfico. Vamos ocupar imóveis que pertenciam aos bandidos com cursos de qualificação profissional, aulas de xadrez e atividades como dança e futebol”, continuou.

Além de Índio, o debate teve a presença dos policiais-militares Flávio Teixeira e Thiago Diórgenes, que dão aulas de jiu-jítsu na UPP da Providência; do historiador Edson Diniz, da Redes da Maré; de Juliana Tibau, gerente-geral do Luta Pela Paz, que ensina boxe e artes marciais na Maré, e do presidente da Associação de Moradores, Pedro Paulo Ferreira.