São Paulo -  Se organizar a mobília em apartamentos pequenos já é tarefa difícil, imagina quando a missão é transformar um espaço que não passa de 10m² em um confortável refúgio na hora de dormir. “Em quartos com essa metragem cada espaçinho deve ser aproveitado e toda a decoração muito bem pensada, caso contrário, a sensação de que ele é pequeno se torna ainda maior”, diz o arquiteto e designer de interiores Eduardo Machado Rodrigues.
Em ambientes pequenos, a má iluminação pode causar sensação de desconforto à visão. Nesse projeto, a arquiteta colocou duas luminárias de teto direcionadas ao chão | Foto: Divulgação
Em ambientes pequenos, a má iluminação pode causar sensação de desconforto à visão. Nesse projeto, a arquiteta colocou duas luminárias de teto direcionadas ao chão | Foto: Divulgação
Apesar de parecer uma tarefa difícil, existem diversas dicas, alternativas e possibilidades que dão sensação de amplitude. De acordo com a arquiteta alagoana Cris Nunes, o primeiro passo é investir em cores claras nos pisos, paredes, cortinas e mobília. “O ambiente claro fica mais leve e dá a impressão de um espaço mais extenso.”
Espelhos em portas de armários também dão essa sensação. “Mas, é preciso usar com cautela, sem exageros, já que o excesso pode deixar o quarto poluído”, diz a arquiteta.
O projeto luminotécnico também precisa ser planejado com atenção, já que pode causar sensação de desconforto à visão. “Uma lâmpada central no teto, somada a uma luminária direcionada às paredes claras, ou um abajur ao lado da cama são suficientes para ambientes pequenos”, completa Cris.
Tudo sob medida
Acostumada a trabalhar com locais reduzidos, a arquiteta Lívia Ferraro, do escritório Ferraro Habitat, diz que em ambientes pequenos o ideal é utilizar móveis sob medida, que permitem aproveitar todos os espaços possíveis.
“Os móveis planejados garantem ao projetista maior flexibilidade na hora de criar soluções que aproveitem bem cantos, nichos e espaços residuais de forma criativa para que o local seja otimizado”, explica Lívia.
Móveis sob medida, armários com portas de correr e espelhos foram usados para aumentar a sensação de amplitude no quarto decorado pela arquiteta Cris Nunes | Foto: Divulgação
Móveis sob medida, armários com portas de correr e espelhos foram usados para aumentar a sensação de amplitude no quarto decorado pela arquiteta Cris Nunes | Foto: Divulgação
Peças multifuncionais, como bicamas, cama com gavetas, beliches com escrivaninha na lateral e guarda-roupas com televisões de LCD embutidas também economizam espaço e auxiliam na sensação de amplitude.
Na hora de projetar os armários, dê preferência às portas de correr, que ocupam menos espaço e permite ganhar alguns centímetros de circulação entre os móveis. “Mas é preciso ter cuidado, pois não são em todos os casos que isso é possível. Como os trilhos exigem que o armário seja um pouco maior, isso pode não funcionar em locais muito pequenos”, alerta o arquiteto Luiz Henrique Pinto Dias.

As informações são de Lívia Alves, do IG