quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dicas para evitar pelos encravados A foliculite é um transtorno e pode evoluir para quadros mais graves de infecção. Veja algumas dicas para evitar pelos encravados.

A foliculite é bastante comum, principalmente em mulheres, que costumam se submeter (mais do que os homens) a diferentes métodos de depilação. Popularmente conhecida como pelo encravando, a foliculite é, na verdade, a consequência do encravamento, ou seja, o pelo que não consegue sair do poro acaba por causar uma inflamação na pele, que é a foliculite, propriamente. As células tratam logo de proteger o corpo, criando anticorpos contra aquele pelo incômodo. O problema é mais frequente em áreas onde há atrito com as roupas, como a virilha ou as axilas. No entanto, também pode aparecer nas pernas ou no rosto, tanto em homens, quanto em mulheres. Mas medidas simples podem ajudar a evitar pelos encravados. Saiba mais.
625117 Dicas para evitar pelos encravados.1 600x600 Dicas para evitar pelos encravadosNem todas as mulheres conseguem ter a pele lisinha, devido aos pelos que se encravam (Foto: Divulgação)

COMO EVITAR PELOS ENCRAVADOS

O pelo nasce dentro da pele (onde não vemos) e cresce até sair dela, continuando seu ciclo, até certo tamanho. Quando ele encontra alguma resistência para sair, enrosca-se. Sua ponta fica presa e ele começa a se enrolar, embaixo da pele. É por isso que, quando vemos um pelinho encravado, percebemos que existe uma película, sobre ele. É o nosso próprio corpo que a cria. É preciso, então, removê-la, para que o pelo possa sair, livremente. Para isso, existe eesfoliação contra pelo encravado. Com algum produto que tenha textura arenosa, basta fazer movimentos circulares sobre a pele e a película será removida, liberando o pelo. Essa medida não é útil apenas quando o problema já se instalou. Três dias após a depilação, é aconselhável que se comece a fazer esfoliações, ao menos três vezes na semana. Isso pode ser feito com produtos especiais ou apenas com uma bucha vegetal.
625117 Dicas para evitar pelos encravados.2 600x600 Dicas para evitar pelos encravadosEsfoliações semanais ajudam a evitar pelos encravados (Foto: Divulgação)
Fazendo a esfoliação, a pele estará mais fina a lisinha, facilitando a saída do pelo, quando este começar a vir à tona. Para completar, hidrate bem a região, melhorando a maciez da pele. Seguindo estas duas simples dicas, se não houver o fim dos pelos encravados, ao menos uma melhora significativa poderá ser notada.

DEPILAÇÃO IDEAL PARA EVITAR PELOS ENCRAVADOS

625117 Dicas para evitar pelos encravados.3 600x600 Dicas para evitar pelos encravadosA lâmina diminui as chances de encravamento (Foto: Divulgação)
As chances de se ter pelos encravadossão maiores, quando estes são arrancados pela raiz, durante a depilação. Ceras quentes e frias, pinças, depiladores elétricos e até mesmo a depilação egípcia (com linhas) fazem isso com os cabelinhos. Uma alternativa para quem sofre com a foliculite é apostar na depilação com lâmina. Como ela apenas corta os pelos, na superfície da pela, a possibilidade de encravamento torna-se menor. Lembre-se, neste caso, que a higienização é muito importante, pois as bactérias que se acumulam na lâmina infectam a pele e podem piorar o problema. Use aparelhos descartáveis ou aplique neles uma solução antisséptica, nunca os deixando em lugares úmidos.
  
Conheça produtos que podem ajudar: Produtos para evitar pelos encravados

Nenhum comentário: