quarta-feira, 22 de maio de 2013

Digital & tal: Vida nova para o velho Flickr


Digital & tal: Vida nova para o velho  Flickr

Se você gosta de fotografar, já deve conhecer o Flickr

NELSON VASCONCELOS
Rio - Se você gosta de fotografar, já deve conhecer o Flickr. Se não conhece, vale a pena. É uma das mais tradicionais comunidades da internet dedicadas ao assunto, e você chega lá pelo endereço www.flickr.com. O melhor da conversa é que, desde ontem, o serviço está oferecendo gratuitamente o armazenamento de nada menos que 582 mil fotos de 6.0 megapixels (mais ou menos 1,8MB), que é o tamanho que quase todo mundo usa. Se você é mais abusado e esbanja 16 megapixels por clique, também não tem problema: dá para guardar 218 mil fotos. Tá de bom tamanho?
Zé Lobato e sua clássica Nikon, na mira certeira do mestre Rodrigo Perez: comunidade comemora vida nova no Flickr
Foto:  Reprodução
Mesmo que você não goste de fotografar, mas tem interesse por tecnologia e pela internet, trata-se de um caso exemplar de como devemos lidar com os clientes. O Flickr andava morto. Usuários de primeira linha do serviço — como o implacável /ze_lobato, que é praticamente um embaixador do Flickr no país — já estão dando conta disso há anos. Aí, em meados do ano passado, chegou à Yahoo!, empresa dona do Flickr, uma nova presidente, a Marissa Mayer. Os usuários rapidamente se articularam no clamor conjunto por melhorias. Criaram a tag #dearmarissamayer no Twitter, pedindo que ela desse vida nova à comunidade. Deu certo. Além de criar um aplicativo genial para smartphones, Marissa agora tirou esta novidade da cartola. Que vai dar certíssimo.
Registre-se, aliás, a compra do Tumblr pela mesma Yahoo!, anunciada no fim de semana. Preço da brincadeira: US$ 1 bilhão.
Quantas empresas têm tanta saúde para resgatar seus prezados clientes?
Em tempo: será de 28 a 30 de agosto a próxima PhotoImage Brasil, em São Paulo. É uma verdadeira tentação. Em breve teremos mais detalhes. Mas vá se preparando e guarde alguns tostões: muitas novidades vão desembarcar por aqui.
Com Pablo Vallejos

Nenhum comentário: