terça-feira, 21 de maio de 2013

Dilma se reunirá com Obama nos EUA em outubro


Dilma se reunirá com Obama nos EUA em outubro

Encontro terá como pauta segurança alimentar, meio ambiente e tecnologia

EFE
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff se reunirá em outubro com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Washington, segundo anunciou nesta segunda-feira o titular da diplomacia americana, John Kerry, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Também está previsto que o vice-presidente americano, Joe Biden, viaje ao Brasil no final deste mês como parte de uma viagem que também incluirá a Colômbia.
Kerry afirmou hoje, após sua reunião com Patriota em Washington, que as visitas terão como objetivo fortalecer as relações em campos como "a segurança alimentar, o cumprimento da lei,a ciência, a tecnologia, a mudança climática e o meio ambiente".
O chefe do Departamento de Estado confiou em que o "Diálogo de Associação Global", os contatos periódicos estipulados em 2011 entre Obama e Dilma, sirva para fortalecer os laços e fomente os intercâmbios de pessoas entre os dois países. "Queremos retomar nosso diálogo direto, estamos desejando isso, e queremos ver que essa agenda tenha todo o alcance possível", disse Patriota, que lembrou que há pontos de discussão essenciais como os comerciais, de investimento e de energia.
Dilma se encontrará com Barack Obama
Foto:  Divulgação

Patriota mostrou interesse pelo "extraordinário desenvolvimento tecnológico" em exploração de gás extraído de xistos betuminosos (rochas), uma técnica que abriu para a exploração de hidrocarbonetos grandes extensões dos Estados Unidos, através de técnicas como a fraturamento hidráulico ou "fracking". Patriota também lembrou a importância de manter contato com Washington sobre a luta contra a mudança climática, para que se dê continuidade à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) do ano passado.
Além disso, apoiou os esforços de Kerry para impulsionar as negociações de paz entre israelenses e palestinos e buscar uma solução diplomática para a guerra civil na Síria.
"Nos inspirou muito o discurso do Estado da União do presidente Obama, no qual ele disse que uma década de guerras chegaram a seu fim e precisamos falar mais sobre diplomacia", afirmou Patriota. O chanceler brasileiro se mostrou muito agradecido aos Estados Unidos por receber estudantes de ciências, tecnologia e inovação dentro do programa "Science Without Borders" (Ciência Sem Fronteiras).

Nenhum comentário: