quarta-feira, 8 de maio de 2013

Entrevista de emprego: perguntas mais frequentes As peguntas mais frequentes em entrevistas de emprego são as mesmas que deixam os entrevistados a perigo por falar demais ou de menos do que o entrevistador quer.


Entrevista de emprego é a segunda etapa da maior parte dos processos de seleção. A primeira é a apresentação do seu currículo, que deve estar impecável para que você não desperdice uma chance que poderia mudar a sua vida profissional. Porém, quando chega a hora de vender bem o seu perfil profissional, alguns candidatos travam e não conseguem dizer nada do que deveriam para os entrevistadores. Pensando em quem tem muita dificuldade de ficar calmo na hora da entrevista, separamos a seguir algumas perguntas que sempre aparecem nesse momento.

 Entrevista de emprego: perguntas mais frequentesSaiba quais são as perguntas mais frequentes de uma entrevista de emprego (Foto: Divulgação)

Por que você escolheu esta carreira?

Essa é a primeira questão que pode ser feita em uma entrevista de emprego. O objetivo dessa pergunta é entender se realmente é sua vocação, ou se se você seguiu essa carreira por influência familiar. Demonstre interesse no que você faz e diga como foi que quis estudarnessa área ou trabalhar nesse setor.

Experiências profissionais anteriores

Sempre é feito um questionamento aos candidatos sobre as experiências profissionais anteriores. A recomendação nesse caso é não ser muito detalhista. Apenas diga o que fazia nas empresas. Por exemplo: se você era recepcionista diga isso. E não fique falando que tinha que atender telefone, conversar com os clientes sobre a empresa, entre outras atribuições minuciosas.
  

617592 Entrevista de emprego perguntas mais frequentes 02 Entrevista de emprego: perguntas mais frequentesPrepare-se para o mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

O que planeja a médio ou longo prazo?

Essa também é uma das perguntas mais mencionadas no processo de seleção. Com esse tipo de questionamento o entrevistador quer saber se você é uma pessoa com metas traçadas. Pessoas que sabem aonde querem chegar são mais bem vistas pelo mercado de trabalho.
Confira abaixo outras perguntas que podem surgir em um processo de seleção:
- Quais foram as motivações para as mudanças na sua vida profissional?
- Qual o motivo do desligamento da empresa?
- Como foi o seu pior dia de trabalho?
- Quais foram os principais desafios que você enfrentou?
- A empresa para qual você trabalhava fazia avaliação de desempenho? Como você se saiu?
- Você se lembra de algo que tenha acontecido que tenha sido um obstáculo para realizar uma tarefa?
- Cite uma situação em que percebeu alguma pessoa que trabalhava com você precisando de ajuda.
- Como você se mantém informado?
- Já ocupou cargo de liderança?
- Como era seu relacionamento com seus colegas de empresa?
- Como é o seu círculo familiar?
- Como você enxerga a questão da mobilidade?
- Por que você está avaliando este novo emprego?
- Por que trabalhar nesta empresa é importante para você?
Em todas as questões seja objetivo e sincero, somente assim conseguirá ganhar pontos com o entrevistador.
Envie seu comentário
Nome:
Email:
Mensagem:
1
2
3
4
5

Nenhum comentário: