quinta-feira, 23 de maio de 2013

Estudo lista áreas que tiveram maior aumento de salário na última década


Estudo lista áreas que tiveram maior aumento de salário na última década

Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Química estão entre as mais procuradas pelo mercado e valorizadas financeiramente

O DIA
Rio - Toda semana, para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online, em parceria com a Estácio, traz textos com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Hoje mostramos estudo encomendado pela empresa Brasil Investimentos & Negócios (BRAiN), que revelou que áreas como Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Química estão entre as mais procuradas pelo mercado e tiveram grande aumento de salário na última década.
Tomando como base os censos de 2000 e 2010, o relatório compara os salários dos trabalhadores com nível superior em diversos setores com os dos que concluíram o ensino médio – cujo salário mensal em 2010, foi de, em média, R$ 1.317. Em áreas como Engenharia Civil, por exemplo, a diferença salarial entre o profissional de nível superior e o de nível médio, que era de 200% em 2000, passou para mais de 250% em 2010.
O trabalho da BRAiN mostra ainda quais as áreas em que os trabalhadores, depois de formados, continuam atuando nos segmentos em que concluíram os cursos, as chamadas “ocupações típicas”. Os casos em que há maior aderência são Medicina, Arquitetura, Pedagogia e Reabilitação. Nessas carreiras, de 50% a 80% dos trabalhadores estão nas áreas em que se formaram.
Além de estar bem cotada nessa pesquisa, a área de Engenharia Civil também está em alta por causa dos grandes eventos que a cidade irá sediar nos próximos anos, como Copa e Olimpíadas. Outra alavanca atual para a profissão é o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, que abriu milhares de postos de trabalho na construção de estradas, aeroportos, moradias, infraestrutura e planejamento urbano por todo o país. Logo, o aumento de salário e mercado ainda deve aumentar.
Na Estácio, o curso dura cinco anos e tem uma abordagem moderna. A universidade investiu em disciplinas específicas direcionadas principalmente à produtividade e sustentabilidade, fazendo com que estes temas permeiem pelas demais disciplinas do curso e favoreçam a interdisciplinaridade. A experiência tem sido bem sucedida, impactando positivamente na empregabilidade, na escolha de temas nos trabalhos de conclusão de curso e de cursos de pós-graduação. A Estácio também oferece os cursos de Medicina, Engenharia Química, Arquitetura e Pedagogia.

Nenhum comentário: