Rio -  Números não faltam quando o assunto é o mercado farmacêutico. O setor evolui, indistintamente, em seus diversos segmentos, sejam a indústria, o atacado ou o varejo. Este último tem provado seu potencial após crescer 16,1% em 2012 e atingir o faturamento de R$ 25 bilhões.
No ano passado, só entre as grandes redes, foram contabilizados 4.692 novos pontos de venda, índice 8% maior em relação a 2011, e que pode crescer este ano chegando a 18% no setor como um todo.
O crescimento do número de pontos de venda é intensificado pela internacionalização ou globalização do mercado com a chegada de bandeiras como a Walgreens e a CVS Caremark, que recentemente adquiriu 80% em participação da Drogaria Onofre, comprovando o alcance econômico do varejo nacional.
Vários fatores podem ser apontados como geradores do crescimento. Desde uma evolução do setor, com abertura para novos nichos, lançamentos e um entendimento das necessidades do consumidor, até mesmo números promissores como o dos genéricos, que respondem por 25,6% das vendas em unidades. E a previsão de investimentos até 2014 está em torno de 1,5 bilhões de dólares.
O sucesso é acompanhado de perto pelo setor de eventos, que investe em feiras que reflitam a importância do segmento. Neste caso, a Expo Pharma traz expositores e eventos paralelos, voltados para este novo varejo que se desenha em um futuro muito próximo. Nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções SulAmérica, várias das melhores empresas do varejo, atacado e indústria estarão presentes na Feira, mostrando seus lançamentos e promovendo grandes negócios.
A troca de experiências e de conhecimento também terá destaque com a realização do 1º Simpósio Internacional do Varejo Farmacêutico e a 5ª edição do Congresso Científico do Mercado Farmacêutico, fazendo o Brasil despontar para o que há de novo no varejo e na assistência farmacêutica mundiais.
Fátima Facuri é diretora da Expo Pharma