quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fiéis vão andar meia maratona para missa na Jornada Mundial da Juventude


Fiéis vão andar meia maratona para missa na Jornada Mundial da Juventude

Rio terá quatro feriados para megaevento. Paes alerta que o carioca deve dar ‘uma dose de sacrifício’. Comércio está livre para funcionar

CHRISTINA NASCIMENTO
Rio - Se o carioca vai precisar de paciência nos dias da Jornada Mundial da Juventude, o mesmo deve ser dito para os peregrinos. A estimativa para esvaziar totalmente o terreno onde ocorrerá a missa com o Papa em Guaratiba é de 20 horas.
Para os moradores da região, haverá esquema especial durante o fim de semana do evento, para que eles possam se deslocar de carro na área.
O Papa fará um ‘bate-volta’ a Aparecida, em SP, para visitar a Basílica: por isso o 24 de julho não será feriado
Foto:  Efe
Os fiéis terão três pontos de acesso a Guaratiba: Santa Cruz (Estrada da Pedra), Campo Grande (Estrada do Mato Alto) e Recreio (Avenida das Américas/Avenida Dom João VI).
A chegada a esses locais será feita via sistema público de transporte: BRT Alvorada-Recreio e estação de trem de Campo Grande, além dos ônibus regulares. “Os peregrinos vão caminhar até o local do evento uns 13 quilômetros”, afirmou o prefeito. Com a volta, serão 26 km.
Todos os ônibus da cidade que darão acesso ao Campus Fidei terão no vidro da frente um adesivo da Jornada. As estações de metrô e trem também vão ganhar mapas de localização. Nos aeroportos e na Rodoviária, serão montados quiosques de informação.
Rio terá feriados para evento
O prefeito Eduardo Paes encaminhou nesta quarta-feira projeto para votação na Câmara de Vereadores em que decreta feriado, em julho, nos dias 23 (a partir das 16h), 25, 26 (em horário integral) e 29 (até o meio-dia). Neste período, o Papa Francisco estará na cidade para participar da Jornada Mundial da Juventude.
E o carioca deve se preparar para uma semana crítica. A estimativa é de 1,5 milhão de fiéis no evento. Somente de ônibus, serão 20 mil que devem vir de outros estados e países — o dobro da frota que circula hoje na capital.
“Vamos ter, certamente, uma semana de transtornos para o morador da cidade. Este não é um evento trivial. Diria que, sob o ponto de vista de logística, de imprevisibilidade, de quantidade de pessoas reunidas num mesmo lugar, ele tem uma complexidade, às vezes, maior que a das Olimpíadas”, alertou Paes.
A proposta levada para votação exclui do feriado as atividade de comércio de rua, bares, shoppings, pontos turísticos e galerias. Outro detalhe do projeto é que, no dia 23 de julho, os estabelecimentos públicos e privados poderão iniciar as suas atividades mais cedo, para compensar o término antecipado do expediente.
Em Niterói, a prefeitura também vai decretar ponto facultativo nos dias 25 e 26 de julho.
Os ônibus que virão para a Jornada não poderão circular dentro do município do Rio entre os dias 19 e 30 de julho. Paes garantiu que os veículos que não cumprirem as regras serão multados ou apreendidos.
“É um orgulho, é um prazer e uma honra para nós receber a Jornada. É a primeira visita do Papa Francisco fora de Roma, em um país estrangeiro. Portanto, isso vai exigir de todos nós, cariocas, uma dose de sacrifício. Para minimizar os impactos na cidade, a decisão de decretar estes feriados. Isso é uma necessidade para um evento dessa dimensão”, afirmou Paes.
Dois megaestacionamentos
Antes de chegar à capital, esses ônibus vão passar por triagem em pontos de identificação, que ficarão em três lugares: no terreno da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), e em dois parques de exposições, um em Casimiro de Abreu e outro em Itaipava.
No check-in, os veículos serão adesivados e conduzidos em comboios para os locais do evento. Depois do desembarque dos peregrinos, os ônibus, já vazios, serão levados para bolsões de estacionamentos em Paciência e no Recreio.
Metrô vai vender bilhete especial
A presença do Papa em Copacabana, nos dias 25 e 26 de julho, terá ‘esquema de Réveillon’. E, assim como acontece na Virada, o MetrôRio vai vender antecipadamente bilhetes especiais.
No dia 31 de dezembro, por exemplo, só embarca quem tem o cartão com hora marcada. A data para aquisição da passagem para a Via Sacra ainda não foi definida.
A frota de ônibus para o local será reforçada, já que o acesso ao bairro será restrito ao transporte público.
Para ajudar no controle da segurança durante a Jornada, 30 câmeras serão instaladas em Copacabana e Guaratiba. O monitoramento será feito pelo Centro de Operações.
Grandes corredores viários serão interditados para peregrinação
Apesar de não ter terminado a logística do trânsito, a prefeitura já adiantou que a Avenida das Américas ficará fechada. Uma pista ficará restrita a equipes de serviço, outra será destinada para os peregrinos caminharem até o evento.
O Túnel da Grota Funda, a Estrada do Mato Alto, na direção de quem vem de Campo Grande, e uma das faixas da Avenida Dom João VI também ficarão bloqueados.
“São espaços considerados para a caminhada de peregrinos a partir de Santa Cruz, Campo Grande e dali do Recreio”, explicou o prefeito Eduardo Paes, que adiantou ainda que no dia 10 de julho será lançado um aplicativo para celular que informa sobres os horários das cerimônias e traça rotas de acesso.
Para fazer a limpeza do evento, a prefeitura está montando uma grande força-tarefa.
Serão mobilizados, ao todo, 4.471 garis, 121 caminhões compactadores, 60 caminhões basculantes, 13 lava-jatos, 54 caminhões-pipa, 61 varredeiras, 8 tratores de praia, 13 pás mecânicas e 3.730 contêineres para coleta de lixo.

Nenhum comentário: