domingo, 26 de maio de 2013

Final da Taça de Portugal Benfica – V. Guimarães: Objectivo passa por reerguer mais uma Taça

Benfica – V. Guimarães: Objectivo passa por reerguer mais uma Taça
Facebook Twitter 
26-05-2013 10:54

Final da Taça de Portugal

Benfica – V. Guimarães: Objectivo passa por reerguer mais uma Taça

A festa da Taça de Portugal começa bem cedo. É esta, aliás, a essência da competição e que deveria servir de exemplo às demais provas em Portugal. Os parques enchem-se de pessoas, comidas, bebidas, música… Tudo em prol de uma causa, o clube pelo qual são apaixonados. Quem ganha é o Futebol!

Esta edição coloca frente-a-frente Sport Lisboa e Benfica e V. Guimarães. Pela primeira vez, diga-se, estes dois emblemas encontram-se no Jamor para a disputar a Final da Taça de Portugal.

Porém, a presença destes isoladamente não é inédita. Entre a designação da prova como Taça de Portugal e Campeonato de Portugal, o Benfica já esteve em 37 finais e venceu 27 (24 como Taça de Portugal e três como Campeonato de Portugal). Procura, portanto, o seu 28.º troféu do palmarés.

Os minhotos já marcaram presença em cinco finais e nunca saíram a sorrir. Em 1941/42 perderam com o Belenenses, em 1962/63 perderam com o Sporting, em 1975/76 foram derrotados pelo Boavista e nas últimas duas presenças na Final (1987/88 e 2010/11) perderam com o FC Porto.

Para chegar a esta Final, a turma da Luz eliminou, fora, o Freamunde (0-4) e o Moreirense (0-2). Recebeu o Desp. Aves (6-0) e voltou a estar na condição de visitante, com a Académica (0-4). Na meia-final, eliminou o Paços de Ferreira – 0-2, na 1.ª mão e 1-1, na 2.ª mão.

Por sua vez, o V. Guimarães sofreu bem mais para chegar ao Jamor. Começou por ganhar o Vilaverdense, em casa, por 6-1. De seguida, visitou os terrenos do V. Setúbal e do Marítimo e passou na loteria das grandes penalidades. De seguida, recebeu e venceu o SC Braga (2-1) e na meia-final eliminou o Belenenses.

A partir das 17h15, a ver vamos quem vai ser mais feliz na 73.ª edição da Taça de Portugal.

Nenhum comentário: