quarta-feira, 15 de maio de 2013

Final é em Amesterdão Benfica – Chelsea: Conquistar a Europa a partir das 19h45!


Benfica – Chelsea: Conquistar a Europa a partir das 19h45!
Facebook Twitter 
15-05-2013 11:17

Final é em Amesterdão

Benfica – Chelsea: Conquistar a Europa a partir das 19h45!

Esta quarta-feira todos os olhos estão fixados em Amesterdão, onde o Sport Lisboa e Benfica e o Chelsea disputam a Final da Liga Europa, a partir das 19h45.

Esta é a 9.ª final da história do Clube da Luz e a segunda da Liga Europa/Taça UEFA. As restantes sete foram a contar para a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Tudo começou em 1960/61, em Berna, com o triunfo sobre o Barcelona por 3-2. Na época seguinte, a vítima foi o Real Madrid. Em Amesterdão, vitória por 5-3.

Depois da conquista do Bicampeonato europeu, o Benfica voltou a estar em mais cinco finais, sempre sem o resultado desejado. Em 1962/63, o estádio de Wembley ainda viu Eusébio marcar ao Milan, mas os italianos deram a volta e venceram por 2-1. Na temporada 1964/65, o Inter de Milão jogava em casa e venceu 1-0 sobre os portugueses. Decorria a época 1967/68 quando Benfica e Manchester United se encontraram na Final. Empate a uma bola no fim dos 90 minutos, mas no prolongamento os britânicos foram mais fortes (4-1). Vinte anos depois, nova Final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Ante o PSV, novo empate no fim dos 90 minutos, desta feita a zero, mas nas grandes penalidades a sorte nada quis com a turma lusa. Em 1989/90, de novo o Milan pela frente e triunfo transalpino por 1-0.

Pelo meio, o Benfica enfrentou o Anderlecht na final da Taça UEFA. A duas mãos, e depois do desaire na Bélgica por 1-0, o Estádio da Luz encheu para consagrar os “encarnados”. Colocaram-se na frente do marcador por Shéu, mas os belgas empataram pouco depois.
Referir que ambos os emblemas vêm da Liga dos Campeões e chegam a esta Final depois de terem eliminado Bayer Leverkusen, Bordéus, Newcastle e Fenerbahçe, no caso do Sport Lisboa e Benfica, e Sparta de Praga, Steaua de Bucareste, Rubin Kazan e Basileia, no caso do Chelsea.

51 anos após a conquista do Bicampeonato europeu, no estádio Olímpico, o Benfica volta a Amesterdão, mais precisamente ao ArenA de Amesterdão, para voltar a fazer história e conquistar a Europa do Futebol.

Nenhum comentário: