quarta-feira, 15 de maio de 2013

Flu, Macaé e Tijuca: triangular de acesso ao NBB com cara de 'minicarioca'


Flu, Macaé e Tijuca: triangular de acesso ao NBB com cara de 'minicarioca'

Equipes do Rio brigam por vaga na elite do basquete

FABIO KLOTZ
O triangular de acesso ao NBB se transformou em um minicarioca. Fluminense, Macaé e Tijuca disputam, a partir desta quarta-feira, duas vagas na elite do basquete brasileiro. O Tricolor chega embalado após o título da Supercopa. Porém, a conquista não tira os pés no chão. Tudo para não ver o sonho ser adiado.
Fluminense, Macaé e Tijuca brigam por vaga na elite do basquete
Foto:  Arte: O Dia Online
"Teremos duas grandes decisões pela frente e temos de saber que um minuto mal jogado pode comprometer um projeto de cinco anos (tempo de parceira do Fluminense e a Garra, empresa de marketing esportivo)", diz Márcio Andrade, técnico do Fluzão.
O Tijuca luta para continuar no NBB. Penúltimo colocado na edição deste ano, o clube vai ter de jogar o triangular para se manter na elite. O técnico Eldio Leal lamenta o tempo parado.
Fluminense chega credenciado pela título da Supercopa
Foto:  Divulgação
"A única coisa que vamos sentir é que estamos há um mês e meio sem jogos. Fizemos amistosos, mas não é a mesma coisa. Fluminense e Macaé estão no embalo", disse Eldio, que mesmo assim aposta na força do elenco:
"O Tijuca é mais completo e experiente, mas jogo é jogo."
Márcio Andrade está atento ao tempo inativo do Tijuca, mas destaca a força do rival e até o considera favorito no triangular.
Fred é uma das apostas do Tijuca para continuar no NBB
Foto:  Divulgação
"O Tijuca não era para estar nesta situação. Pela qualidade dos jogadores, tinha de estar ali entre os 10. É uma outra pedreira que vamos enfrentar. Se houver um favorito, este é o Tijuca, joga em casa, participou de NBB, um outro patamar de competição, e cresceu na reta final. Agora, tem a falta de ritmo. Fluminense e Macaé podem se aproveitar disso", ressalta.
A exemplo do Fluminense, o Macaé passou pela Copa do Brasil e Supercopa. A trajetória ao longo da temporada credencia o time, avalia o técnico Léo Costa.
"Foram 39 equipes nas fases regionais e apenas duas chegaram até aqui. Mostramos a qualidade que temos. Agora precisamos aplicar em dois jogos para concluir isso de forma positiva. Já conquistamos muita coisa com um projeto que tem quatro meses. A cidade hoje já está toda mobilizada pelo basquete, temos apoio do público. A cidade está respirando basquete, isso é fantástico. Além da mobilização, os resultados têm aparecido", analisa.
Independentemente do resultado da competição, Fluminense, Macaé e Tijuca têm a mesma opinião: o triangular de acesso mostra o renascimento do basquete do estado.
"O mais interessante é o ressurgimento do basquete carioca: temos estas três equipes e o Flamengo, com toda certeza à frente dos três. Você vai ter um campeonato estadual mais interessante do que nos últimos anos. Tomara que Vasco e Botafogo tomem como exemplo, bem como outras cidades do interior, como Volta Redonda, Angra, que têm tradição, e se mobilizem. Assim, teríamos de oito a 10 equipes e um estadual melhor. Quem ganharia seria o basquete do estado", diz Márcio Andrade.
Léo Costa corrobora o discurso do técnico do Fluminense.
"Tivemos uma lacuna com só o Flamengo e poucas equipes de nível nacional. O Tijuca na temporada anterior entrou no NBB. Agora Macaé e Fluminense estão com projetos sólidos, mostra o crescimento do basquete do estado mais uma vez. As competições internas prometem mais emoção. Teremos um estadual melhor, mais competitivo. Espero que outras equipes voltem a se fortalecer, como Botafogo, Vasco, Campos, Municipal e isso sirva de estímulo", ressalta.
Eldio também está na torcida por mais clubes no Estadual.
"O Carioca este ano vai ser muito bom, com Tijuca, Macaé, Fluminense e Flamengo. Ainda está faltando Botafogo e Vasco."
Confira a tabela do triangular de acesso
Quarta-feira
19 horas – Tijuca x Macaé
Quinta-feira
19 horas – Fluminense x Macaé
Sexta-feira
18 horas – Tijuca x Fluminense

Nenhum comentário: