Rio -  Passada a ressaca da perda do Carioca para o Botafogo, o Fluminense tem nesta quarta-feira um novo confronto decisivo, mas desta vez vital para o planejamento de 2013. Se quiser manter vivo o sonho da conquista da Libertadores e passar para as quartas de final, o time precisa derrotar o Emelec, às 22h, em São Januário. Para conseguir o objetivo - vitória por 1 a 0 ou qualquer triunfo acima de dois gols de diferença -, o técnico Abel Braga aposta na volta do trio ofensivo campeão brasileiro no ano passado: Wellington Nem, Thiago Neves e Fred.
Foto: Divulgação
Fred é esperança de gols | Foto: Divulgação
Recuperado de estiramento na panturrilha direita, que o afastou dos gramados por mais de um mês, Fred foi escalado como titular, assim como Thiago Neves, que ganhou a vaga de Rhayner. Apesar de os dois não estarem nas melhores condições físicas, pesou para Abel o ótimo desempenho do trio em 2012 para um jogo no qual o gol é essencial para a classificação.

“É um ataque alegre, foi o segundo melhor do Brasileiro. Nesse momento decisivo, eu pensei nisso. Não foi feito por acaso. Espero que dê a mesma resposta que em 2012”, disse Abel.

No Brasileiro, o trio de ataque marcou 31 dos 61 gols do Fluminense na competição (só o Atlético-MG, com 64, fez mais). O pilar fundamental é Fred, esperança tricolor que mesmo fora de ritmo deve jogar o tempo todo.

“A presença dele na área é um trunfo grande para nós. Prefiro arriscar com o Fred, que vai segurar a porrada e deve aguentar os 90 minutos”, explicou Abelão, que optou por manter Digão no lugar de Gum na zaga.

A volta do trio de ataque vem num momento de desconfiança após atuações ruins e também em uma situação em que não costuma se dar bem. Nos confrontos decisivos da Libertadores em que atuou em desvantagem, o Flu venceu São Paulo e LDU (mas perdeu nos pênaltis o título, em 2008) e foi eliminado pelo Boca Juniors, ano passado, após um empate em 1 a 1.

“Vão entrar onze guerreiros em campo e terão mais sete no banco”, disse Abel.