Rio -  No início do ano passado, Gabriel subiu para os profissionais sem muito estardalhaço para treinar improvisado como uma opção ao lateral-direito Lucas. A lesão de Marcelo Mattos fez o técnico Oswaldo de Oliveira perceber que tinha em Gabriel todo o poder de marcação que precisava para a posição de primeiro volante, quando o titular não podia jogar normalmente.
Foto: Divulgação
Gabriel deixa decisão para comissão técnica |Foto: Divulgação
Dezessete meses depois, Gabriel é campeão estadual e figura importantíssima no esquema tático do treinador, que o apelidou carinhosamente de ‘Pitbulzinho’, por ‘morder’ os adversários.

O garoto vive um dilema. Convocado para a seleção brasileira sub-20, não sabe se poderá atuar com a camisa amarela. Por causa do calendário, caso Gabriel atenda ao chamado, perderá todas as partidas do Campeonato Brasileiro antes da parada para a Copa das Confederações.

“Fico feliz por ser lembrado. Ainda não sei o que vai ser feito. Se for, são cinco jogos do Campeonato Brasileiro que vou perder. A comissão técnica vai decidir o que for melhor para mim e para o Botafogo”, disse, evitando polemizar sobre o assunto.

DEMORA PARA VOLTAR

Gabriel começou o ano no departamento médico. Por causa de uma lesão na coxa direita contra o Flamengo na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o volante só foi atuar na rodada final da fase de classificação da Taça Guanabara, contra o Boavista, justamente quando o Botafogo iniciou sua sequência sem derrotas, que já dura 15 partidas.

“Preciso estar bem fisicamente. O ano começou complicado. Por causa da lesão contra o Flamengo comecei o ano no departamento médico. Só joguei no fim da Taça Guanabara. Foram apenas três partidas, contra Boavista, Flamengo e Vasco, e só na última estava cem por cento”, revelou o volante alvinegro.