terça-feira, 28 de maio de 2013

Galeão só poderá ser privatizado em 2014

Galeão só poderá ser privatizado em 2014

Diretor-presidente da Anac diz que a concessão do aeroporto é para os Jogos Olímpicos

O DIA
Rio - A licitação para a concessão do aeroporto do Galeão deve ocorrer em agosto ou setembro. Assim, os investimentos ocorridos no local e até mesmo a operação para a Copa do Mundo de Futebol ainda estarão a cargo da Infraero. A informação é do diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, em entrevista concedida ao jornal ‘Brasil Econômico’.
Passageiros ainda sofrem com problemas estruturais no aeroporto
Foto:  Alexandre Brum / Agência O Dia
Conforme o executivo, os benefícios da concessão do Galeão não foram planejados para atender à Copa do Mundo e só serão sentidos nos Jogos Olímpicos, pois são investimentos de prazo maior. Segundo ele, a ideia é que o aeroporto seja operado com mais qualidade. Guaranys destaca que o Galeão tem capacidade de infraestrutura, ou seja, tem terminal e posições para estacionamento.
“A ideia é que o Galeão seja operado de forma cada vez melhor. Para isso, a Secretaria de Aviação Civil tem desenvolvido um programa de melhoria junto aos aeroportos da Infraero. Eles foram ver em cada aeroporto o que é que pode ser feito pela operadora. Por exemplo, estão conseguindo ganhar pelos 20% da capacidade só melhorando o fluxo de passageiros: aperfeiçoando o posicionamento do check-in, o local onde a Polícia Federal está colocada”, explica o diretor-presidente da Anac, que tem a responsabilidade fiscalizar e monitorar as concessões.
Guaranys explica que a capacidade do aeroporto é a de mover pessoas com velocidade, dentro de um fluxo adequado. Segundo ele, o tempo de “processamento” dos passageiros aumenta a capacidade do terminal.
Obras em andamento no Galeão
De acordo a Infraero, a revitalização ocorre desde 2008. Ao custo de R$ 254 milhões, atualmente, 18% da reforma do terminal 1, iniciada em agosto de 2012, foram executados.
A previsão de término é setembro de 2013 (setor A), abril de 2014 (setor B) e novembro de 2014 (setor C). No terminal 2, 27% das obras foram concluídas.A conclusão está prevista para abril de 2014 ao custo de R$316,53 milhões. A ideia é passar para 43,2 milhões de passageiros.


    Nenhum comentário: