quinta-feira, 23 de maio de 2013

Governo zera IPI e Cofins para reduzir preço de passagens


Governo zera IPI e Cofins para reduzir preço de passagens

Isenção vale para ônibus, trens e metrô

O DIA
Brasília - Numa tentativa de reduzir o preço das tarifas de transporte coletivo em todo o país — ônibus, trem e metrô —, o governo decidiu zerar os impostos do PIS/Cofins para o setor. A isenção ocorrerá por meio de uma medida provisória que deverá ser anunciada até o fim deste mês para valer já a partir de junho. As alíquotas do PIS e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) somam 3,65% do transporte coletivo urbano de todo o Brasil. A medida, já decidida pelo Ministério da Fazenda, foi anunciada no final da noite de ontem.
O objetivo é impactar os custos das classes média e baixa, que se utilizam de ônibus e metrôs, aliviando o impacto dos reajustes anunciados neste ano, segundo interlocutores do Executivo.
Na contramão do anúncio, a Prefeitura de São Paulo informou ontem que as tarifas dos ônibus, trens e metrô subirão para R$ 3,20 a partir de 2 de junho, reajuste de 6,75%. Atualmente, as tarifas custam R$ 3.
No fim de abril, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que o reajuste do transporte público na cidade deve acontecer também em junho. Paes à época informou que o índice não estava definido.

Nenhum comentário: