segunda-feira, 13 de maio de 2013

Luisa Jucá: Educar, fiscalizar e punir


Luisa Jucá: Educar, fiscalizar e punir

'Os ciclistas se encontram numa verdadeira batalha de vida ou morte'

O DIA
Rio - O Rio de Janeiro se apresenta para o Brasil e para o mundo como uma cidade que está no caminho do progresso, e o incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte limpo é das bandeiras mais levantadas. Entretanto, bastou uma semana, ou melhor, um dia (o 30 de abril) para percebermos que ainda temos muito que melhorar neste aspecto.
Pedro Nikolay foi mais uma vítima de uma batalha que o carioca luta dia após dia: a batalha do trânsito. Cada vez mais caótico, cada vez mais agressivo, sem fiscalização ou punição.
Principalmente sem educação.
Possuir a maior malha cicloviária do país nada significa se, mesmo dentro de espaços reservados para a prática do ciclismo, a falta de educação e a ausência de bom senso imperam. Pessoas praticam todo tipo de atividade irregular nas ciclovias compartilhadas. É normal ver acidentes, pessoas na contramão, crianças sem equipamentos de segurança e mais uma infinidade de situações. Saindo deste corredor, a situação fica muito pior. Os ciclistas se encontram numa verdadeira batalha de vida ou morte contra carros, motos e ônibus, estes últimos, a meu ver, os mais perigosos.
Nós, moradores do Rio, ciclistas ou não, queremos um transporte público mais seguro para todos. É inviável que motoristas com dezenas de multas na carteira continuem a rodar livremente. É inaceitável que as empresas de transporte tolerem veículos sem manutenção ou vistoria transitando livremente pelas ruas.
Além de ser forma de lazer, esporte e entretenimento, as bicicletas prestam ao Rio um verdadeiro serviço. Diariamente, meio milhão de ciclistas deixam de sobrecarregar as saturadas ruas da cidade ao optar pela bicicleta como meio de transporte. É preciso, urgentemente, investir em educação no trânsito para preservar vidas e incentivar o uso da bicicleta de forma consciente.
Luisa Jucá é organizadora do Tour do Rio

Nenhum comentário: