Rio -  Magé receberá do governo do estado nos próximos dois meses sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A promessa é do prefeito Nestor Vidal (PMDB), que pretende fazer da saúde como a prioridade de seu novo governo.
Nestor Vidal está no terceiro ano de mandato. Ele assumiu o cargo após o afastamento da ex-prefeita Núbia Cozzolina em 2011. A UPA ficará em Piabetá, ao lado do fórum municipal, e as obras, segundo o prefeito, estão em ritmo acelerado. A unidade terá 12 leitos e área de abrangência de até 200 mil habitantes, sendo enquadrada, de acordo com o Ministério da Saúde, em UPA de Porte 2.
Com a construção da UPA, localizada em Piabetá, prefeito acredita que situação da saúde no município vai melhorar | Foto: Divulgação
Com a construção da UPA, localizada em Piabetá, prefeito acredita que situação da saúde no município vai melhorar | Foto: Divulgação
Nestor Vidal informou que dentro de 60 dias também será inaugurada a Policlínica do bairro Santo Aleixo. “A saúde de Magé não é diferente da saúde de nenhum outro município da Baixada. Sentimos dificuldades na contratação de profissionais de saúde, principalmente de pediatras. Mas temos perspectivas boas. Vou inaugurar a Policlínica de Santo Aleixo nos próximos 60 dias. Com isso, o município passa a contar com 70 leitos a mais”, afirma o prefeito.
Outro investimento anunciado pelo prefeito na área da saúde é a reforma do Programa Saúde da Família. “Vamos licitar quatro clínicas da família”, prometeu. “Queremos que a população receba um serviço de boa qualidade. Com essas obras e mais a chegada da UPA de Piabetá, percebo que estaremos próximos de oferecer melhor saúde para a população de Magé”, explica.
O prefeito reclamou da falta de recursos para novos investimentos. Ele disse que vai reduzir gastos, propondo ao governador do Rio, Sérgio Cabral, a transferência de gestão da Maternidade de Piabetá para a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo Nestor Vidal, além dos altos custos, a maternidade recebe ainda 50% dos pacientes de Duque de Caxias devido à proximidade com Magé. 
Prefeito anuncia construção de Museu do Garrincha 
O prefeito Nestor Vidal anuncia investimentos na área da cultura de Magé. Um dos projetos é a construção do Museu do Garrincha. Campeão do mundo em 1958 e 1962, o ex-jogador do Botafogo foi criado em Pau Grande, distrito de Magé, onde nasceu e foi criado. Seus restos mortais estão no cemitério de Raiz da Serra, também em Magé.
“Vamos buscar recursos para construir o museu. Muita gente vem dos Estados Unidos e da Europa e quer saber onde o Garrincha foi enterrado”, disse Nestor Vidal. Ele afirmou que está buscando ajuda dos governos estadual e federal e que a ideia tem recebido apoio de todos. “Estou disposto a fazer este museu de qualquer forma”, disse.
Nestor Vidal anunciou um projeto que vai criar o primeiro acervo histórico do município. “O local terá as referências históricas de Magé, um dos municípios mais antigos da Baixada”, diz. O prefeito pretende também resgatar a memória da estação ferroviária de Guia de Pacobaíba, que existe até hoje. Através de seu site, a prefeitura está pedindo aos moradores que contribuam, doando documentos históricos. “Todos os arquivos serão digitalizados e devolvidos aos donos”, prometeu o prefeito. 
Cultura promove ciclo de debates
No dia 8 de maio, às 14h, na Casa do Empreendedor Barão de Mauá, Centro de Magé, o Departamento de Diversidade Cultural promve a abertura do Ciclo de Debates da Cultura. O encontro faz parte das prévias para a primeira conferência municipal do setor e servirá como fórum de discussão do Plano Municipal de Cultura e a formação do Conselho Mageeense.
São cinco encontros que vão durar até o dia 5 de junho. Os eventos são abertos ao público, que pode se inscrever através do telefone da 2739-4973 ou pelo e-mail: cultura@mage.rj.gov.br. A Casa do Empreendedor fica na Rua Sebastião Reis 21, no Centro.