terça-feira, 21 de maio de 2013

Mais de 200 mil empregos no estado até fim deste ano


Mais de 200 mil empregos no estado até fim deste ano

Número é recorde para os últimos anos. No país, 4 milhões de vagas desde 2011

PABLO VALLEJOS
Rio - Até o final do ano, serão gerados mais de 200 mil empregos com carteira assinada, conforme estimativa da Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab). A marca deverá ser recorde para a média de postos de trabalho no Estado do Rio, nos últimos cinco anos. Ontem, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que, de janeiro de 2011 até abril de 2013, foram criados 4,1 milhões de empregos em todo o país. No estado, no mesmo período, foram 506 mil oportunidades.
Setor de serviços é o que mais absorve mão de obra no Estado do Rio
Foto:  Paulo Alvadia / Agência O Dia
Os dados da Setrab também indicam que o total de postos gerados no estado para 2013 representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Secretária estadual de Trabalho e Renda, Claise Maria disse que, desde 2011, os setores de maior destaque no que diz respeito ao quantitativo de vagas geradas e de mão de obra absorvida são serviços, construção civil e comércio.
SETORES DESLANCHAM

Somente na construção civil, a estimativa é de aproximadamente 40 mil novos postos de trabalho. A secretária destacou: “O Estado do Rio tem várias obras em andamento como Complexo Petroquímico de Itaboraí e os projetos de infraestrutura para preparação da Copa do Mundo e Olimpíadas”.
Claise assegurou que o mercado de trabalho no Rio tem se mantido aquecido nos últimos anos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o estado gerou quase um milhão de novos postos de trabalho em cinco anos. Só em 2012, o setor de serviços teve 73 mil novos postos. Já construção civil, 37 mil, e comércio, 27.706 mil.
Como garantir uma chance
O profissional fluminense pode aproveitar a boa maré de geração de empregos formais. Porém, é preciso ter em mente algumas palavras: qualificação, empenho e confiança.
Para Diogo Hudson, especialista em carreiras, o trabalho tem que fazer um sentido. “Busque uma chance que vá somar a sua vida como um todo e não só procure um salário para pagar suas contas”, orienta.
Hudson também recomenda que o profissional estude sempre para potencializar os talentos e ficar atualizado. Além disso, sugere: “Não fique ansioso para ocupar só a vaga disponível. Tente sempre mirar ainda mais alto!”

Nenhum comentário: