quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mitos e verdades sobre carne de porco A carne de porco é bastante saborosa, mas também é cercada por mitos que acabam causando medo e preocupação desnecessários.



Por ter o uso restringido por algumas religiões e já ter sido considerada extremamente gordurosa e maléfica à saúde, a carne suína é um dos alimentos mais cercados de tabus. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre a carne de porco.

626520 A carne de porco é cercada por mitos e verdades. Mitos e verdades sobre carne de porcoA carne de porco é cercada por mitos e verdades. (Foto: divulgação)

MITOS E VERDADES SOBRE A CARNE DE PORCO

  • A carne de porco é prejudicial à saúde
Mito. A carne suína já foi bastante gordurosa, mas desde a década de 80 até os dias de hoje os índices de gordura foram reduzidos em 31%, enquanto a quantidade calórica diminui 14% e o colesterol 10%. Portanto, a atual carne de porco disponível para consumo não merece o antigo conceito de ser maléfica à saúde;
  • A carne de porco pode transmitir doenças
Verdade. A doença mais comum que a carne de porco pode transmitir é a cisticercose, mas é importante lembrar que esse mesmo problema pode ser causado por carne bovina e até mesmo pelo consumo de vegetais ou frutas mal lavados.
  
Felizmente, com as atuais técnicas de suinocultura somadas ao cuidado no preparo dosalimentos, como o cozimento por tempo suficiente, as chances de transmissão de doenças diminuiu substancialmente;
  • A carne de porco é mais saudável que a de frango
Mito. Apesar da carne suína de hoje ser muito mais saudável do que há de algumas décadas, não é possível comparar esses dois alimentos e afirmar que a carne de frango seria menos saudável.
626520 A carne de porco é uma opção saudável para quem quer emagrecer. Mitos e verdades sobre carne de porcoA carne de porco é uma opção saudável para quem quer emagrecer. (Foto: divulgação)
O maior ganho de peso dos frangos não é conseguido às custas do uso de hormônios, como muitas pessoas pensam, e a maior eficiência das aves é devido a seleção genética, exigências nutricionais e adequação do ambiente em que as animais são criados.
  • Depois de fazer tatuagem não se pode comer carne de porco
Mito. Essa crença não possui nenhum fundamento e a ingestão de carne de porco não possui nenhuma relação com a tatuagem. Isso significa que não há nenhum problema em comer carne suína depois de fazer uma tatoo.
  • A carne de porco tem menos colesterol que o camarão
Verdade. O nível de colesterol da carne suína é bem próximo ao de outras carnes, como a bovina e a de aves, sendo perfeitamente adequada às necessidades do consumidor.
É importante lembrar que nem sempre a carne aparentemente mais magra é mais saudável. Por exemplo, enquanto 100g de camarão possui entre 97 a 164 mg de colesterol, a mesma quantidade de carne suína apresenta apenas 56 a 97 mg.
626520 O rápido crescimento dos frangos é devido a seleção genética e outros fatores. Mitos e verdades sobre carne de porcoO rápido crescimento dos frangos é devido a seleção genética e outros fatores. (Foto: divulgação)
A carne de porco é bastante saborosa, mas também é cercada por mitos que acabam causando medo e preocupação desnecessários. Por isso vale a pena ficar por dentro do assunto e esclarecer as principais dúvidas.
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação eeducação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Nenhum comentário: