terça-feira, 21 de maio de 2013

Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentais O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais alterou o conteúdo sobre diagnóstico de depressão e classificou novas doenças.


Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, divulgado na última quarta-feira (15), alterou o diagnóstico de depressão. Os sintomas continuam sendo os mesmos, mas outras enfermidades foram reconhecidas.
622292 Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentais Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentaisLuto por mais de duas semanas pode ser diagnosticado como depressão. (Foto:Divulgação)

O QUE MUDOU NO DIAGNÓSTICO DE DEPRESSÃO?

Os pacientes que estavam de luto eram excluídos do diagnóstico de depressão. Contudo, o novo manual determina que o comportamento é uma forma de se sentir deprimido. O indivíduo pode ser diagnosticado com depressão se o luto persistir por mais de duas semanas. Antes, este período era de dois meses.
A mudança na forma de encarar o lutotem recebido críticas severas dos profissionais de saúde mental. De acordo com eles, a quinta edição do manual quer transformar o comportamento comum de sofrimento pela perda de alguém em uma doença.

NOVIDADES NO MANUAL DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (siglas DSM, em inglês) é conhecido como a ‘Bíblia da psiquiatria’. Ele é usado por médicos do mundo inteiro e informa os sintomas das principais doenças psiquiátricas.
  
Desde que foi lançado, o manual passou por várias alterações, aumentando o número de doenças classificadas e sintomas. Saber sobre o conteúdo do material é fundamental para que omédico consiga diagnosticar um transtorno da mente.
622292 Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentais 1 Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentaisO manual funciona como a ‘Bíblia da psiquiatria’. (Foto:Divulgação)
As mudanças no DSM são recebidas de forma positiva desde a década de 90, mas alguns médicos discordam das informações para diagnóstico.
Não é a primeira vez que o conteúdo do DSM é alvo de polêmicas. Até a década de 70, a Bíblia de Psiquiatria classificava a Homossexualidade como uma doença.
Novas doenças foram incluídas no manual de diagnóstico. Confira a seguir quais são elas:
Distúrbio de Hoarding: também conhecido como acumulação compulsiva, este transtorno é caracterizado pela incapacidade de se desfazer de objetos, até mesmo aquilo que é considerado lixo para as outras pessoas. 
622292 Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentais 2 Mudanças no diagnóstico de depressão e transtornos mentaisO manual de diagnóstico agora tem a compulsão alimentar como um transtorno. (Foto:Divulgação)
Compulsão Alimentar: este transtorno se dá quando a pessoa consome alimentos de forma descontrolada e em um período delimitado.
Skin-picking: as pessoas que provocam escoriações na própria pele sofrem com este transtorno.
Transtorno Disfórico Pré-Menstrual: é considerado uma das formas mais graves de TPM. A pessoa pode desenvolver diversos sintomas, como ansiedade, tristeza e insônia.
Transtorno disruptivo de desregulação do humor: o novo diagnóstico é voltado para indivíduos que apresentam descontrole comportamental. Este tópico também foi criado para reduzir o número de crianças medicadas por causa de Transtorno Bipolar.

Nenhum comentário: