quarta-feira, 29 de maio de 2013

Mutirão do Into já operou 12 crianças com lesões de nervos

Mutirão do Into já operou 12 crianças com lesões de nervos

Mal também atinge adultos, dos quais 90% sofreram quedas de motos

O DIA
Rio - Doze das vinte crianças inscritas no mutirão de cirurgias do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) já foram operadas. A ação — para tratar pacientes que sofreram lesões em partos difíceis — começou na segunda-feira, como O DIA noticiou, e termina hoje.
Thamires foi operada e a mãe, Carla, comemorou o sucesso da cirurgia
Foto:  Reprodução
As crianças sofrem de complicações no plexo-braquial, região de nervos responsável pelo movimento e sensibilidade de ombro, cotovelo, pulso e mão. A operação é fundamental para devolver as funções do membro afetado. 
Operada às 10h de ontem, Thamires Oliveira de Souza Dias, 9 anos, já acordou da anestesia sem dores. Emocionada, a mãe, Carla Oliveira, 31, comemora o sucesso do procedimento. “Eu estava apreensiva, mas sei que a operação vai dar qualidade de vida para minha filha”. Além de Thamires, Jamile Alves Santana, 1 ano, e Nicolas Oliveira da Silva, 9 meses, também foram operados e passam bem.
SÓ FISIOTERAPIA NÃO RESOLVE
A lesão do plexo-braquial também atinge adultos, em especial os que sofrem acidentes de moto. De acordo com Pedro Bijos, chefe do Centro de Microcirurgia Reconstrutiva do Into, 90% dos pacientes maiores de idade com estas lesões pilotavam motos de baixa potência, sem carteira.
“Ao cair da moto, o paciente usa o braço para proteger a cabeça. Na hora do impacto, o braço puxa o corpo para um lado e a cabeça para outro, causando a lesão”, explica. Bijos diz, ainda, que realizar a cirurgia até um ano após o acidente é fundamental para garantir que os nervos se regenerem corretamente, tanto em crianças quanto em adultos. Segundo ele, apenas fazer fisioterapia não resolve o problema de forma definitiva.
O Into é referência no tratamento destas lesões, e o único a realizar a operação gratuitamente no Rio de Janeiro. Hoje outras oito crianças deverão ser operadas no mutirão.

Nenhum comentário: