domingo, 12 de maio de 2013

Novas Regras de Redação, Enem 2013 Para tornar a correção das redações do Enem mais rigorosa, o Ministério da Educação efetuou algumas mudanças nas regras.


O MEC anunciou, nesta quarta-feira (8), que os critérios para dar nota na redação do Enem 2013serão mais rigorosos do que nos anos anteriores. A medida está sendo adotada para evitar erros capazes de prejudicar os candidatos.
620508 Novas Regras de Redação Enem 2013 1 Novas Regras de Redação, Enem 2013O Ministro da Educação anunciou algumas mudanças nas regras da redação do ENEM. (Foto:Divulgação)

ENEM 2013: NOVAS REGRAS PARA REDAÇÃO

As regras da correção do Enem 2013 são semelhantes à edição de 2012, mas aplicarão maior rigor para determinar as notas.
Confira o que mudou na correção da redação do Enem:
• As redações que apresentarem qualquer tipo de deboche, como aquela que conteve uma receita de miojo, serão anuladas;
  
• O valor pago ao corretor por redação corrigida vai aumentar, passando de R$ 2,35 para R$ 3,00;
• A redação que tiver um trecho desconectado do tema proposto receberá nota zero;
620508 Novas Regras de Redação Enem 2013 2 Novas Regras de Redação, Enem 2013A correção do texto será realizada de forma mais rigorosa. (Foto:Divulgação)
• Uma das cinco competências exigidas no Enem será mais rígida neste ano, trata-se do domínio da norma padrão da língua escrita. Para tirar nota máxima, o candidato precisa ter poucos erros de português (excepcionais) e que não sejam reincidentes. Os desvios gramaticais poderão prejudicar a nota final do aluno;
• A banca de corretores poderá dar nota máxima a uma redação que contenha algum desvio gramatical, desde que apresente uma justificativa plausível;
• O trabalho do terceiro corretor para reavaliar as provas de redação será mais necessário neste ano. O critério para uma terceira correção será a diferença maior de 100 pontos entre as duas primeiras notas. No ano passado, a tolerância era de 200 pontos. Com esta mudança nas regras, estima-se que 1 em cada 3 redações irá para o terceiro corretor.

SOBRE O ENEM 2013

620508 Novas Regras de Redação Enem 2013 Novas Regras de Redação, Enem 2013O Enem 2013 acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro. (Foto:Divulgação)
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abrirá o seu período de inscrição nesta segunda-feira (13). Os estudantes interessados em participar da prova devem se inscrever até o dia 27 de maio. Neste ano, o preço da taxa de inscrição é de 35 reais, mas os alunos de baixa renda e da rede pública não precisam pagar.
Em 2013, o Enem seguirá o formato dos anos anteriores, sendo realizado em dois dias, com 180 questões e uma proposta de redação. O conteúdo da prova abrangerá os principais conhecimentos das disciplinas do Ensino Médio.
As datas do Enem 2013 também já foram definidas. De acordo com o Ministério da Educação, as provas serão aplicadas em todo o Brasil nos dias 26 e 27 de outubro.
O Enem é uma prova muito importante no país. A nota é usada nos vestibulares das principais universidades e até funciona como critério único para ingresso no ensino superior. Em instituições particulares, o desempenho no Enem ajuda a conquistar bolsas de estudos.

Nenhum comentário: