Brasília -  O desabamento ocorrido em 24 de abril em um complexo têxtil nos arredores de Daca deixou 715 mortos, enquanto trabalhadores das fábricas destruídas protestaram nesta terça-feira pelo ocorrido, informou a imprensa local. Segundo o exército de Bangladesh, nas últimas horas as equipes de resgate recuperaram 36 novos cadáveres. No total, 2.437 pessoas foram resgatadas com vida. Este último número permaneceu inalterado desde a semana passada. Ativistas, familiares e centenas de trabalhadores das cinco oficinas têxteis localizadas no complexo protestaram hoje para reivindicar o pagamento de salários atrasados e outras compensações.
Equipes de resgate prosseguem removendo escombros e buscando corpos | Foto: EFE
Equipes de resgate prosseguem removendo escombros e buscando corpos | Foto: EFE
De acordo com o portal "Bdnews 24", os empregados bloquearam durante duas horas umarodovia que une Daca com a cidade de Savar, onde está situado o edifício de nove andares que desabou. O presidente da Associação de Manufatureiros e Exportadores de Artigos de Ponta de Bangladesh (BGMEA), Atiqul Islã, afirmou à imprensa local que o assunto dos salários será resolvido nesta tarde. A fonte lembrou, no entanto, que seu organismo só recebeu por enquanto a lista de trabalhadores de duas das cinco oficinas implicadas na tragédia, a maior da indústria têxtil na história de Bangladesh, o que complica o pagamento de salários. Um número indeterminado de trabalhadores continua desaparecido, provavelmente muitos deles sepultados sob a enorme massa de escombros.
O Exército e outros órgãos públicos ainda trabalham para retirar os restos do prédio. No dia de hoje os responsáveis da investigação do acidente interrogarão os detidos, entre eles o dono do edifício -vinculado ao partido governante em Bangladesh, e vários proprietários de oficinas têxteis, além de engenheiros municipais. Bangladesh é o país com salários mais baratos na indústria da roupa e por isso empresas de todo o mundo, incluindo da China, estão transferindo parte de sua produção ao país asiático, de acordo com a Campanha Roupa Limpa. As companhias internacionais Primark, El Corte Inglês, Bon Marché, Joe Fresh e Benetton confirmaram produzir em alguma das empresas locais implicadas no acidente, e outras como a Mango tinham feito pedidos de prova nas oficinas.
As informações são da EFE