Rio -  O número de mortos pela dengue subiu para 18, informou a Secretaria Estadual de Saude na tarde desta terça-feira. Já são 18 mortos no Rio de Janeiro, um em Magé, um em Volta Redonda, um em Itaocara, um em Petrópolis, um em São Gonçalo, um em Duque de Caxias, um em São João de Meriti, um em Pinheiral, um em Valença e um em Barra Mansa.
Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios, até 13h desta terça-feira.
Durante a 18ª semana epidemiológica de 2012 foram notificados 115.134 casos suspeitos de dengue no estado, com 27 óbitos. Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.
Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Número de mortos por dengue no Estado do Rio subiu para 18 | Foto: Paulo Alvadia / Agência O Dia
Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 29 estão em epidemia. Dois municípios saíram da lista, um da região Metropolitana I e outro da Baixada Litorânea.

Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:

Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, São Pedro D'Aldeia e Arraial do Cabo

Centro Sul Fluminense: Paracambi, Mendes e Vassouras.

Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio das Flores, Resende, Barra Mansa e Piraí.

Noroeste Fluminense:  Bom Jesus do Itabapoana.

Norte Fluminense: Carapebus e São Francisco de Itabapoana.

Região da Baía da Ilha Grande: Mangaratiba e Paraty.

Região Metropolitana II: Itaboraí, Silva Jardim e São Gonçalo.

Região Serrana: São José do Vale do Rio Preto, Cantagalo e Nova Friburgo.