Rio -  O estágio é uma experiência muito importante para todo estudante. Ele complementa o aprendizado da universidade com experiências práticas, ajuda no desenvolvimento da carreira e também pode ser a porta de entrada para o primeiro emprego. É uma das principais formas de descobrir e aprofundar competências, que só podem ser melhor compreendidas no ambiente de trabalho.
Foto: Divulgação
Alunos da Estácio buscam vagas na Internet.
Geralmente, os processos seletivos para estágio ocorrem durante o ano todo. Quem estuda na Estácio tem uma ajuda extra e decisiva nessa “caça”. Há vários projetos e ferramentas que visam a aproximar o mercado de trabalho da universidade, além da participação dos alunos em grandes eventos que possam vivenciar o dia-a-dia da profissão.
A Estácio possui um Portal de Vagas (www.vagasestacio.com.br) para divulgar as oportunidades encaminhadas por mais de 30 mil empresas parceiras de todo o Brasil. As empresas anunciam as oportunidades, consultam o banco de currículos da instituição e buscam os candidatos. No site, além de cadastrar o currículo, o estudante pode pesquisar vagas de seu interesse (com filtros que facilitam a busca), acessar dicas e ler as últimas sobre o assunto no Facebook e no Twitter da universidade.
Há ainda outra vantagem garantida. A Estácio também oferece um espaço exclusivo para auxiliar o aluno a ingressar no mercado de trabalho e oferecer orientação de carreira. Trata-se do Espaço Estágio e Emprego — E3. Os serviços estão disponíveis gratuitamente em algumas unidades da Estácio de forma presencial e online através do Campus Virtual, para todos os estudantes. No site (www.estacio.br/e3), consultores respondem dúvidas sobre carreira, estágios e empregos, tendências do mercado de trabalho, empregabilidade, preparação para entrevistas de trabalho e processos seletivos.
Além da possibilidade de confirmar a escolha de formação profissional do jovem, o estágio também serve para que ele entenda melhor todas as áreas em que poderá atuar. Se bem-sucedido, pode motivar o aluno ainda mais a alcançar seus objetivos profissionais. Também traz a oportunidade de aprender com profissionais mais experientes e dispostos a ajudar. Essas pessoas poderão servir como mentores, contatos profissionais e referências para o resto da carreira.
Na maioria das vezes, as empresas cadastram os interessados em concorrer a essas vagas através de seus próprios sites. Os estudantes também podem realizar cadastro em sites de agências de empregos e recursos humanos.