quinta-feira, 30 de maio de 2013

Origem do dia dos namorados, história, data Você sabe por que o dia dos namorados é comemorado em junho no Brasil e em fevereiro em outros países? Aprenda mais sobre a origem e a história dessa data



dia dos namorados é comemorado todos os anos no dia 12 de junho e em 2013 a data cairá em uma quarta-feira. Para quem está namorando, está noivo ou mesmo casado, esse dia é importante para celebrar o amor que une o par e para fazer isso, os namorados costumam trocar presentes, cartões e juras de amor. Mas como diversas datas comemorativas, a origem dessa comemoração no Brasil está ligado ao comércio, saiba mais:
627114 Origem do dia dos namorados história data Origem do dia dos namorados, história, dataData é oportunidade para celebrar o amor (Foto: divulgação)

ORIGEM DO DIA DOS NAMORADOS, HISTÓRIA

origem do dia dos namorados no mundo está ligado ao bispo Valentim, que no ano 270 A.C, sob o império romano, realizava casamentos clandestinamente, pois o imperador Claudius II tinha proibido a prática porque achava que os soldados seriam mais eficientes se estivessem solteiros. Valentim foi descoberto e preso e durante o tempo em que estava na prisão recebia recados e flores de jovens que lhe contavam ainda acreditarem no amor. O bispo também apaixonou-se por Asterius, filha do carcereiro.
627114 Origem do dia dos namorados história data 2 Origem do dia dos namorados, história, dataNo Brasil, a data comemorativa teve origem comercial (Foto: divulgação)
A moça era cega e conta-se que Valentim fez um milagre ao fazer com que ela começasse a enxergar. Antes de ser executado no dia 14 de fevereiro, o bispo escreveu uma carta a ela e assinou com a expressão de seu Valentim – seu namorado. A partir daí surgiu a tradição do dia dos namorados em diversos países do mundo.
627114 Origem do dia dos namorados história data 1 Origem do dia dos namorados, história, dataAnualmente namorados trocam presentes no dia 12 de junho (Foto: divulgação)

DATA DO DIA DOS NAMORADOS NO BRASIL

No Brasil, a história do dia dos namorados é diferente. A data foi escolhida, em 1949, porque o mês de junho era tido como o menos rentável para as vendas do comércio e para melhorar isso João Dória, publicitário da Standart Propaganda, trouxe do exterior a ideia de se comemorar o dia do amor no Brasil como incentivo para as compras. O slogan “Não é só de beijos que vive o amor” de autoria de Dória para a loja Clipper fez muito sucesso e o dia 12 de junho foi escolhido para marcar o dia dos namorados. Coincidentemente, a comemoração ocorre na véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.
Aprenda mais sobre a comemoração dos namorados: Curiosidades Sobre o Dia Dos Namorados
  

Nenhum comentário: