terça-feira, 14 de maio de 2013

Os efeitos devastadores das ‘bombas’ no organismo


Os efeitos devastadores das ‘bombas’ no organismo

Anabolizantes podem causar desde acne até morte por parada cardíaca. Não são raros os casos de problemas no fígado e de importência sexual

BEATRIZ SALOMÃO
Indicados apenas para tratamento de casos raros de doenças, os anabolizantes viraram pílula mágica para ganho muscular instantâneo. O preço do corpo forte, porém, é caro. Problemas no fígado, na pele, impotência sexual e até morte são possíveis efeitos do uso errado das substâncias.
Internado desde 24 de abril na UTI do Hospital Sírio Libanês, São Paulo, o cantor Netinho pode ter sido mais uma vítima de ‘bombas’. Médicos afirmaram que o problema hepático foi causado por anabolizantes. Segundo sua assessoria, ele já respira sem aparelhos, mas o caso ainda é grave. Amigos têm colocado músicas do próprio artista como forma de entretê-lo na UTI.
Substâncias são tão fortes que o uso médico é previso só em casos de doenças graves, e em poucas doses
Foto:  Divulgação
Ruth Clapauch, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, alerta que os riscos dos anabolizantes vão desde o surgimento de acnes até a morte por parada cardíaca. Ela lembra que o uso médico é restrito a casos de extrema magreza e problemas nas células do sangue. “O médico receita normalmente duas doses, mas só em casos muito específicos”, explica.
Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, Ricardo Munir, o produto gera dependência, já que o organismo bloqueia a produção dos hormônios presentes no anabolizante. “O corpo recebe o hormônio de forma externa e entende que não precisa mais produzi-lo”, explica.
A venda sem prescrição médica e fora de farmácias é crime, que pode acarretar de um a três anos de prisão. A receita deve ficar retida nas farmácias.
EFEITOS COLATERAIS
SISTEMA REPRODUTOR
Baixa produção de espermatozoides, redução dos testículos e impotência. Mulheres ficam com características masculinas e problemas no ciclo menstrual.
HUMOR
A testosterona atua no sistema nervoso central, causando agressividade.
PELE
Nascimento de pelos e acne em homens e mulheres.
FÍGADO
Lesiona as células, podendo causar adenoma (tumor benigno) e câncer.
CORAÇÃO
Engrossa as paredes do coração, altera os batimentos e pode levar à morte por parada cardíaca. Anabolizantes causam ainda hipertensão arterial porque retêm líquidos.

Nenhum comentário: