Itália -  Em missa celebrada ontem na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco condenou abusos cometidos contra crianças. Embora não tenha citado diretamente casos de pedofilia ligados ao Vaticano, o Pontífice mostrou que pretende tratar com rigor o assunto que mancha a Igreja Católica. Foi a primeira vez que o Papa se pronunciou sobre as denúncias contra padres pedófilos.
Queria assegurar (às vítimas de abusos) que estão presentes em minhas orações, e ressaltar que devemos nos comprometer para que todas as pessoas, e em particular as crianças, que fazem parte de um dos grupos mais vulneráveis, sejam sempre protegidas e defendidas”, disse Francisco a Gerhard Mueller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, encarregada de apurar as denúncias contra padres.
“O Santo Padre recomendou, em particular, que seja mantida a linha de seu antecessor Bento 16 de agir com determinação nos casos de abusos sexuais”, afirmou a nota do Vaticano.
A celebração da missa marcou também a Jornada das Irmandades e da Piedade Popular, com a presença de milhares de integrantes de irmandades de todo o mundo. “Vocês têm missão específica e importante, que é manter viva a relação entre a fé e as culturas dos povos, através da piedade popular”, disse o Papa argentino.