Minas Gerais -  Um estádio de futebol lotado por cerca de 50 mil pessoas e um craque da música. Ingredientes da estreia mundial da turnê “Out There”, do britânico sir Paul McCartney. Neste sábado à noite, pela primeira vez o ex-beatle tocou em Belo Horizonte, a capital mineira, que criou a campanha “Paul, vem falar uai”. E foi logo na quarta música que o artista disparou, para delírio dos fãs: “It's great to be here (É ótimo estar aqui). Paul finalmente vem falar uai”.
Mantendo o estilo carismático e falando português com sotaque mineiro, nem mesmo algumas falhas de som após mais de uma hora de show deixaram o público desapontado. Pelo contrário. No começo da apresentação, aberta com “Eight Days a Week”, o público ainda parecia não acreditar que o britânco estava ali, pronto para falar o “mineirês”.
Paul McCartney empolgou público que lotou Mineirão | Foto: Roberto Filho / Ag. News
Paul McCartney empolgou público que lotou Mineirão | Foto: Roberto Filho / Ag. News
O show de abertura da turnê mundial teve homenagens para a atual mulher de Paul, Nancy, além de Linda McCartney, morta em 1998, e dos ex-beatles que também já morreram George Harrison e John Lennon.
Sir Paul surgiu no palco especialmente trazido da Inglaterra às 21h23, sete minutos antes do horário previsto. Mais do que britânico, ele surpreendeu a criança que perguntou à sua mãe, dois minutos antes da apresentação: “Mãe, ser pontual é na hora ou um pouco antes?”.
Quase três horas de show
Foram 2h37 de apresentação, sem demonstração nenhuma de cansaço. Após a abertura com “Eigh Days a Week”, foi a vez de “Junior Farm”. “Boa note. Boa noite, povo bão”, disse Paul antes da terceira canção: “All My Loving”.
O capítulo seguinte da apresentação no Mineirão foi marcado por “Listen to what the man said”, com exibição de imagens dos Beatles em telão. Munido de uma “colinha”, Paul confessou: estava decidido a tentar falar português. Com a ressalva de sempre, falaria mais inglês.
Embalada pela bateria e guitarras, veio “Let Me Roll It”, momento em que Paul deixou o casaco azul claro e “arregaçou as mangas”, ganhando o coro de milhares de fãs, neste momento, já habituados com a ideia de que, sim, Paul estava ali, vestido de camisa branca com detalhes em preto e pisando no chão do palco com iluminação vermelha.
Enquanto Paul usava uma calça azul escura e camisa clara, todo o restante da banda trajava roupas pretas. O ex-beatle se divertia falando português e levantando seu contrabaixo utilizado em gravações históricas da década de 1960. Logo veio “My Valentine”, lançada no ano passado em homenagem a Nancy. No telão foi exibido o clipe da canção, estrelado pela atriz Natalie Portman e pelo ator Johnny Depp.
Com Paul ao piano, vieram, além de “My Valentine”, “1985” e a clássica “Long and Winding Road”. O telão exibia paisagens bucólicas de natureza. Na ponta da lingua, Paul dizia: “Thank you. Obrigado Beagá”. A homenagem à ex-mulher Linda chegou em meio à pergunta: “Cês estão gostando?”.
Clássicos não faltaram
As clássicas “We Can Work It Out” e “Another Day” embalaram o publico, assim como “And I Love Her” e “Blackbird”, esta última executada por Paul em palco especial, suspenso por uma espécie de caixa que exibia uma pomba branca com fundo azul. Na sequência surgiu, “para o amigo John”, a canção “Here Today”.
Ajeitando as calças em vários momentos, Paul utilizou guitarra e teclado coloridos que remetiam à alegria dos Beatles. Imagens de um Paul jovem foram exibidas no show no Mineirão. A apresentação reuniu público de jovens e os mais maduros, jovens à época dos Beatles.
Novidade apareceu na sequência de “Eleanor Rigby” e “Mr. Kite”, executadas em palco ambientado por cortina de fumaça roxa graças ao efeitos de sua produção com luzes e laser. Em homenagem a George Harrison, Paul tocou “Something” e, levantando o público, na sequência veio “Obla Di Obla Da”.
Foi nesse momento do show que surgiu a falha no som. Em “Band on the Run”, houve duas falhas. Enquanto Paul e sua banda tocavam a música, o som sumiu, primeiro por cinco segundos e, depois, por 10 segundos. Paul McCartney aparentemente ignorou, assim como o público. O ex-beatle e o povo não reclamaram.
Após vários cartazes de “Thank you” exibidos pelo público, Paul fez dois bis, com direito a assinar abaixo das costelas, a lateral do tronco do corpo de Cecília, onde a garota tem tatuagem com as silhuentas dos quatro garotos de Liverpool. Ao lado de Cecília, subiram ao palco Priscila, Luisa e Camila.
A estreia da turnê mundial de Paul foi encerrada com "Golden Slumbers", em meio a fogos de artifício e chuva de papel picado verde, amarelo e azul. Os fogos também já haviam sido instrumento especial de “Live and Let Die”, momentos antes.
Veja o setlist do show:
- Eight days a week
- Junior Farm
- All my loving
- Listen to what the man said
- Let me roll it
- Paperback writer
- My valentine
- 1985
- Long and winding road
- Maybe I´m amazed
- Hope of deliverance
- We can work it out
- Another day
- And I love her
- Blackbird
- Here today
- Mother should know
- Lady Madonna
- All together now
- Mrs Vanderbilt
- Eleanor Rigby
- Mr. Kite
- Something
- Obla di obla da
- Band on the run
- Hi hi hi
- Back in the USSR
- Let it be
- Live and let die
- Hey Jude
- Day tripper
- Lovely Rita
- Get back
- Yesterday
- Helter Skelter
- Golden Slumbers



As informações são de Denise Motta, especial de Belo Horizonte