Rio -  A foto de um cartaz escrito à mão e que foi parar na internet, supostamente orientando funcionários do Hospital-Clínica Grajaú a priorizar internações de acordo com os tipos de planos de saúde dos pacientes, causou revolta nas redes sociais e chegou à Comissão de Saúde da Alerj e Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que planejam investigar o caso.
“Atenção: já falei que esses quartos novos (211, 212, 215, 320 e 420) não pode (sic.) internar Assefaz, Golden, Assim, entre outros. Priorizar planos melhores (Petrobras, Cassi, BNDES, Bradesco)”, lê-se no cartaz, fotografado por volta das 12h de domingo.
“Eu estava acompanhando minha esposa (Paula Fortuna, 32), numa consulta. Não fomos afetados, mas o cartaz nos causou indignação”, comentou Fabiano Mello, 32.
Cartaz orienta que triagem dos pacientes seja feita de acordo com planos | Foto: Reprodução Internet
Cartaz orienta que triagem dos pacientes seja feita de acordo com planos | Foto: Reprodução Internet
Em nota, a direção do hospital alegou que não afixou ou permitiu o cartaz. Afirmou que a foto foi “maliciosamente postada” para denegrir a imagem da instituição de 47 anos. “Não há provas de que o referido cartaz estivesse afixado dentro do hospital, uma vez que os comunicados são em papel timbrado, com carimbo e assinatura da direção”.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar afirmou, em nota, que suas associadas “repudiam qualquer tipo de discriminação em relação aos beneficiários de planos de saúde. A conduta de reservar aposentos específicos de acordo com o plano não é reconhecida pelas associadas ou pelos órgãos de regulação e fiscalização”.