Rio -  Um abaixo-assinado com quase seis mil assinaturas de aposentados do INSS será protocolado amanhã para que a Presidência da Mesa Diretora da Câmara coloque na pauta de votação o projeto de lei que concede mesmo aumento do salário mínimo a todos os benefícios previdenciários. O deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) encaminhará petição com 5.540 assinaturas para que o PL 01/07 entre em votação na Casa.
O PL é de autoria do Executivo e estabelece diretrizes para valorização do mínimo entre 2007 e 2023, prevendo reposição da inflação e ganho real (acima da inflação). Mas não tratava de benefícios acima do piso. No Senado, a proposta recebeu emenda do senador Paulo Paim (PT-RS) que estende o mesmo reajuste as aposentados, independentemente do valor do benefício.
Segundo informações do gabinete do deputado, o pedido chegou ontem a Brasília. Um assessor do parlamentar informou que será feito ofício à Mesa Diretora. O abaixo-assinado com as 5.540 assinaturas será anexado ao documento. O protocolo deve ser feito até amanhã por Faria de Sá.
DIFERENÇA DE 76,38%
Além das assinaturas, o grupo, que se auto proclama ‘Aposentado! Solte o Verbo (Asov)’ encaminhou tabela comparando aumentos concedidos ao mínimo e a segurados do INSS que ganham mais que o piso de 1998 a 2013. A diferença chega a 76,38%. Aposentados que ganham o piso tiveram 184,67% de correção, enquanto quem recebe mais do que o mínimo teve aumento de 108,29% no período.