quarta-feira, 15 de maio de 2013

Receita para sucesso no Enem


Receita para sucesso no Enem

Bicampeão de desempenho, Cap-Uerj conta seus segredos na hora de preparar alunos

ANGÉLICA FERNANDES
Rio - A pouco mais de cinco meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o bicampeão de desempenho na prova, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio (Cap-Uerj), aposta em algumas táticas de sucesso para manter-se no pódio entre as escolas públicas.
Os segredos incluem redação semanal, grupos de estudo nas férias e projeto de iniciação científica. Tudo em um clima de pura descontração em sala de aula.
Professora Maria Teresa organiza os alunos em grupos na sala para eles corrigirem as redações uns dos outros. Eles fazem um texto por semana
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
Aluna do Cap desde os anos primários, Natália Rocha, de 18 anos, fez o Enem no ano passado para ganhar experiência. A medida é uma das dicas dos professores da instituição para quebrar o medo de concursos.
“Vou me sentir mais segura neste ano”, conta Natália, que almeja uma vaga de Medicina na UFRJ. Para fazer bonito na redação, ela e seus outros 19 colegas de classe do terceiro ano se submetem a um desafio toda semana.
A tática, para testar principalmente interpretação e ortografia, é da professora de Língua Portuguesa, Maria Teresa Tedesco, que faz questão de organizar os alunos em grupos na sala.
“Eles me entregam uma redação de tema livre por semana e, a cada mês, eu dou um tema. Em sala, depois dos textos corrigidos por mim, eles se sentam em grupo para avaliar as redações dos colegas. A prática cria senso crítico, o que é indispensável nos concursos”, explica Maria Teresa.
Redações semanais são livres, mas uma vez ao mês o tema é determinado
Foto:  Carlo Wrede / Agência O Dia
Na aula de Geografia, os fundamentos da iniciação científica ganham destaque. O Cap oferece até bolsas para alunos de projeto de extensão e pesquisa. Quatro estudantes da turma do professor Fábio Tadeu participam do programa. Para ele, o ganho principal é a autonomia.
“Eles aprendem a caminhar com as próprias pernas. Criam uma doutrina de estudos através das pesquisas”, comenta Tadeu.
Embora evite o rótulo de melhor escola, o diretor da unidade, Lincoln Tavares, acredita no sucesso das iniciativas.
“Não gosto de trabalhar para superar índices, mas oferecemos um ‘banquete’ aos alunos. Muitos sabem aproveitar e saem daqui preparados”, encerra Tavares.
Grupos de estudo até nas férias
Por conta da greve em 2012, o ano letivo no Cap começou mais tarde em 2013: no mês passado. As férias escolares estão marcadas de 15 de agosto a 15 de setembro. O descanso será às vésperas do Enem, mas os alunos não querem folga.
“Já estamos bolando grupos de estudo. Os próprios professores vão nos ajudar. Alguns querem até abrir mão das férias”, conta Isabelle Marques, de 17 anos.
As provas do Enem serão nos dias 26 e 27 de outubro. As inscrições começaram na segunda-feira e vão até 27 de maio. A taxa é de R$ 35.

Nenhum comentário: