terça-feira, 28 de maio de 2013

Ricardo Linhares revela os novos personagens de ‘Saramandaia’

Ricardo Linhares revela os novos personagens de ‘Saramandaia’

Autor diz que já escreveu quase metade da novela

PAULO RICARDO MOREIRA
Rio - Homem que voa, que vira lobisomem, que tem formiga no nariz ou que criou raiz de tanto ficar sentado. O universo do realismo fantástico volta com força total em ‘Saramandaia’, a próxima novela das 23h da Globo, que estreia em 24 de junho. Responsável pela releitura da obra de Dias Gomes, cuja primeira versão foi exibida em 1976, o autor Ricardo Linhares criou novos personagens, eliminou outros tantos e trouxe a história para os dias atuais, sem abandonar o tom de comédia.
Ricardo Linhares está escrevendo remake de 'Saramandaia'
Foto:  Agência O Dia

“Descartei vários núcleos datados, porque a ditadura militar acabou, e bolei tramas novas. O que existe agora é um comportamento que foge dos padrões, como o cara que vira lobisomem, o que tem asas. Isso é usado para mostrar a intolerância de hoje em dia. Esse é o tema da novela”, diz o autor.
Dos 34 personagens do elenco, três foram criados especialmente para o remake: Tibério (Tarcísio Meira); a filha dele, a empresária Vitória (Lilia Cabral), e Cândida (Fernanda Montenegro), que é mãe do coronel Zico Rosado (José Mayer) — o do nariz cheio de formigas! As duas famílias vivem em pé de guerra numa disputa pelo poder.
“Os três personagens novos têm características de realismo mágico. O Tibério, por exemplo, criou raiz. Ele teve um romance com Vitória no passado, mas agora são inimigos. Os filhos deles vão ter um romance também. São três gerações das famílias que vivem uma relação de amor e ódio”, adianta Linhares.
A trama começa com um plebiscito para mudar o nome da cidade de Bole Bole para Saramandaia. No enredo original, ela ficava no interior de Pernambuco, mas na versão de Ricardo Linhares sua localização não será identificada. O conservador Zico Rosado é contra a mudança, porque fabrica uma cachaça que leva o nome da região. Os principais defensores de Saramandaia são João Gibão (Sérgio Guizé), o homem que possui asas mas as esconde, e Zélia (Leandra Leal), filha de Vitória.
“São jovens lutando contra os velhos políticos. A troca do nome da cidade é uma ruptura com o poder. Aqui, vou fazer uma brincadeira com a primavera árabe”, conta o autor, referindo-se à onda revolucionária que aconteceu nos países árabes de 2010 a 2012.
Os diretores Fabrício Mamberti e Denise Saraceni (de pé) gravam cena com Lilia Cabral (Vitória) e Ilva Niño (Cleide, governanta da fazenda)
Foto:  Divulgação

Linhares também alterou o comportamento dos personagens. Se na primeira versão Gibão tinha medo e fugia do relacionamento, agora ele sente tesão por Marcina (Chandelly Braz), que pega fogo de paixão e queima tudo o que toca. “Antes, não se podia mostrar o relacionamento dos dois, as cenas na cama, por causa da censura”, explica.
Já o esquisitão Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes), que vira lobisobem nas noites de lua cheia, pretende ser político, mas precisa de uma mulher de fachada. “E a escolhida é a Marcina”, revela o autor, antecipando mais um conflito da trama. O casal Dona Redonda (Vera Holtz) e Encolheu (Matheus Naschtergaele), que sabe se vai chover ou fazer sol quando sente dor nos ossos, ganhou uma função dramática. “Eles vão fazer oposição política a Gibão”, adianta.
No remake, as cenas emblemáticas de ‘Saramandaia’ não ficarão para o último capítulo. Linhares promete mostrar logo na primeira semana as asas de Gibão, assim como a transformação de Aristóbulo. Lá pela metade da trama, devem acontecer os dois momentos mais esperados: o voo de Gibão e a explosão de Dona Redonda, uma gorda de 300kg. Tudo com muitos efeitos especiais.
“A novela tem uma pós-produção trabalhosa, por causa dos efeitos e dos cenários virtuais. Entrego os capítulos com muita antecedência”, conta ele, que já deixou com a direção mais de 25 capítulos de um total de 57.
Com direção de Denise Saraceni e Fabrício Mamberti, o elenco já gravou em uma fazenda em Bananal, no interior de São Paulo, e está agora nos Lençóis Maranhenses. Segundo Ricardo Linhares, os personagens não têm sotaque, e a história não é ambientada no Nordeste. “A novela tem um vocabulário próprio, prosódia. Eles usam expressões diferentes”.

Nenhum comentário: