Rio -  Radiografia do cenário musical da década, o livro ‘Dias de Luta — O Rock brasileiro e o Brasil dos anos 80’ (ed. Arquipélago, 440 págs., R$ 36,90), do jornalista Ricardo Alexandre, ganha nova edição dez anos depois da original, com lançamento  hoje, na Livraria Cultura da Cinelândia,às 19h.
A tumultuada saída de Leoni (acima) do Kid Abelha está no livro | Foto: Divulgação
A tumultuada saída de Leoni (acima) do Kid Abelha está no livro | Foto: Divulgação
O livro vem com novidades em relação à edição anterior: uma lista de 50 músicas representativas do rock nacional e podcasts que Ricardo disponibiliza na internet, além de entrevistas em áudio que estarão disponíveis na edição em e-book. “A ideia é contar musicalmente a história que o leitor vai conferir no livro”, conta Ricardo.
O autor disseca histórias sobre as bandas do período. Cazuza divide opiniões — no começo da carreira, era visto como “um babaquinha tentando se enturmar” por Evandro Mesquita (então Blitz). Renato Russo deu algumas de suas últimas entrevistas para o livro e foi lembrado por amigos que conheceram a Legião Urbana em seu início — quando o cantor passava os dias conversando com mendigos. “Quanto ao RPM, houve um preconceito enorme, mas eles se colocaram numa posição antipática”, analisa Ricardo.
Desnudado em ‘Dias de Luta’ ao relatar sua tumultuada saída do Kid Abelha, o cantor Leoni acha o trabalho revelador. “Se o Ricardo tivesse escrito o livro nos anos 80, muitas informações não estariam aí”, acredita o músico.