terça-feira, 28 de maio de 2013

Sucesso na carreira: Cuidado com o vestuário

Sucesso na carreira: Cuidado com o vestuário

Sugiro que você observe o 'código de vestir' do seu local de trabalho

O DIA
Rio -  Que imagem profissional você pretende transmitir e reforçar? A forma como nos vestimos comunica quem somos. E, não se engane, a roupa é um dos fatores que influenciam o julgamento no ambiente profissional. Assim, manter a “sintonia” com a forma de vestir das outras pessoas da empresa é importante para não sabotar a sua própria carreira, principalmente se você trabalha diretamente com o cliente.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
Gosto de usar vestidos decotados, maquiagem com cores fortes e por isso minha chefe chamou a minha atenção. Isso pode me prejudicar no trabalho?
>Lívia, Tijuca
Olá, Lívia! A forma de vestir não é mais importante que os resultados, mas se arrumar de forma inadequada pode diminuir as chances de promoção. Usar terninho pode ser o ideal em algumas empresas, mas, por outro lado, tende a ser formal demais para outras. Tudo vai depender do emprego e do cargo ocupado.
Mas como saber o que é adequado? Nem todas as regras de comportamento são definidas formalmente nas organizações, mas em todas existe um “código de vestir” que pode variar até entre setores de uma mesma firma. Empresas da área financeira, médica ou consultorias, por exemplo, são mais as conservadoras.
Elas esperam que seus funcionários usem trajes sóbrios e cores discretas. Os homens com terno, as mulheres com tailleur, e que ambos usem sapatos fechados.
Geralmente, na indústria e no varejo o rigor é menor, mas o vestuário também vai depender do cargo e da área de atuação. Nos setores mais descontraídos, como o de publicidade, por exemplo, os homens podem usar camisa, calça social e sapatos esportivos, e as mulheres, vestidos. A camiseta, o jeans e o tênis só serão uma boa opção se forem usuais na empresa.
Por isso, sugiro que você observe o “código de vestir” do seu local de trabalho. Decotes, saias curtas, saltos agulha ou cores fortes (para roupas, maquiagem, acessórios e esmaltes), em geral, são inadequados a qualquer ambiente de trabalho.
O vestuário discreto aliado aos resultados da produção são as melhores escolhas para se construir uma carreira bem sucedida. Boa sorte!
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

    Nenhum comentário: