terça-feira, 21 de maio de 2013

Sucesso na carreira: Entrevista de estágio


Sucesso na carreira: Entrevista de estágio

Quem quer conquistar o primeiro emprego precisa identificar, antes da entrevista, quais são suas maiores habilidades

O DIA
Rio - Quem quer conquistar o primeiro emprego precisa identificar, antes da entrevista, quais são suas maiores habilidades. Apesar da falta de experiência, o candidato pode se preparar para, na hora da seleção, demonstrar alguns dos seus diferenciais e despertar o interesse do entrevistador como, por exemplo, determinação e vontade de aprender. Abaixo, descubra como se destacar durante a entrevista.
Por Janaina Ferreira
PERGUNTA E RESPOSTA
“Terei que sair do meu estágio atual em breve e estou enviando currículos para diversas empresas da minha área de formação. O que devo fazer para me destacar durante uma nova entrevista ?”

Felipe, Cosme Velho
Olá, Felipe! Geralmente, quem quer ingressar no mercado envia diversos currículos para buscar uma oportunidade de trabalho. Vale lembrar, no entanto, que um bom currículo é apenas o primeiro passo para a contratação. É na entrevista de emprego que sua imagem precisa ficar gravada de forma positiva para a futura empresa.
O entrevistador procura escolher o candidato que vai dar mais resultados, ou seja, o que tem melhor formação, competências e vontade de crescer. Nessa hora, mostrar que tem um plano de carreira bem definido, mencionando os cursos que já fez e quais pretende fazer para adquirir novas habilidades, que o levarão a crescer profissionalmente, pode ser decisivo para o candidato ser escolhido entre tantos outros entrevistados.
Também há outras formas de um candidato se diferenciar, como ter em seu currículo cursos extracurriculares técnicos ou administrativos, por exemplo. Os cursos extracurriculares podem sinalizar a carreira que tende a ser melhor desenvolvida pelo profissional. Além disso, estágios também são bem vindos como experiência prática.
Outra importante forma de o candidato se destacar durante a entrevista de emprego é apresentar as competências valorizadas pelo mercado. Relatar as experiências de trabalho em equipe ou as soluções propostas para questões do dia-a-dia são diferenciais comportamentais buscados pela maioria das empresas e pesam positivamente na hora de o entrevistador fazer a escolha. Boa sorte!
Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

    Nenhum comentário: