Rio -  O teto de benefício pago pela Previdência atende cada vez menos as necessidades dos aposentados. Despesas extras com saúde, remédios, lazer e cuidados pessoais estão entre os principais gastos. Com essa realidade, os poupadores pensam cada vez mais em uma forma de guardar recursos para complementar os benefícios pagos pela Previdência. Entenda quais são os investimentos mais adequados ao seu caso.
Por Alexandre Canalini
PERGUNTA E RESPOSTA
“Tenho 40 anos e penso em me aposentar nos próximos 20 anos. Trabalho ativamente, mas já estou organizando minha aposentadoria. Devo investir os recursos em renda fixa? Aplico em um fundo de investimento ou em um plano de previdência?”

Marcos, Niterói

Olá, Marcos. O planejamento da aposentadoria é uma ótima iniciativa. Com tempo e organização, você poderá investir nas melhores aplicações e tirar o maior proveito do prazo que tem para acumular os recursos. O tipo de investimento está diretamente vinculado ao prazo que você tem para deixar os recursos aplicados. Quanto menor o prazo, menos risco seu investimento poderá ter. No seu caso, você tem um prazo de 20 anos, logo, seria desejável buscar
investimentos com perfil moderado. Pense em fundos que tenham parte da carteira em renda fixa e uma pequena parcela em renda variável.
À medida que você se aproxima da aposentadoria, deve reduzir aos poucos o risco da sua carteira, isso é, deve aumentar a parcela investida em renda fixa e reduzir a parcela em renda variável. Alguns planos de previdência fazem isso automaticamente.
Quanto ao tipo de investimento, você deve procurar fundos previdenciários. Se você não usa as contribuições feitas ao plano de previdência para deduzir sua base tributária, sem dúvida é interessante investir em um VGBL. Escolha o regime tributário regressivo para chegar na alíquota mínima de imposto de 10% após 10 anos.
Por fim, lembre-se de que o hábito de continuar poupando e tendo gastos inferiores aos seus recebimentos é uma forma disciplinada de conquistar sua independência financeira. Você conseguirá conquistar seu objetivo se continuar previdente.
Alexandre Canalini é professor de Finanças da FGV. Amanhã, Sucesso nos Negócios.