sexta-feira, 24 de maio de 2013

Transporte público pode subir menos no próximo reajuste


Transporte público pode subir menos no próximo reajuste

Fazenda vai zerar alíquotas para tarifas

O DIA
Rio - Usuários de transporte público terão um alívio no bolso a partir de junho. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem que as alíquotas de PIS/Cofins serão zeradas para as tarifas de ônibus, trem e metrô no país por meio de medida provisória, em mais um esforço do governo para segurar a inflação. A medida deve valer a partir de 1º de junho.
Na quarta-feira, foi anunciado que tarifas de ônibus, trens e metrô em São Paulo subiriam de R$3 para R$ 3,20 a partir de 2 de junho, impactando na inflação. A pedido da presidenta Dilma Rousseff, porém, o governo paulista e a prefeitura de São Paulo aceitaram adiar o reajuste para evitar mais pressão inflacionária no início do ano.
A medida sobre o PIS/Confins será implementada para que o reajuste seja o menor possível e não repasse toda a inflação acumulada desde o último aumento. O aumento das tarifas ocorre num momento em que o governo federal tenta reduzir a inflação, ao mesmo tempo em que busca a retomada do crescimento econômico.

    Nenhum comentário: