Rio -  Pessoas negras que sofrem com problemas de pele podem contar com serviço inédito no Brasil, oferecido no Rio. É o Ambulatório de Dermatologia de pele negra, na Santa Casa de Misericórdia, no Centro.
Katleen Conceição, chefe do ambulatório, disse que a unidade prioriza casos de difícil resolução e que necessitam de tratamento específico. O ambulatório oferece consultas, indica medicamentos e faz intervenção com peeling.
“Em breve, queremos ofertar gratuitamente o tratamento com laser, que é caro em clínicas particulares”, disse.
Segundo ela, os casos que mais afetam pessoas com a pele negra são melasma (manchas escuras decorrente da exposição ao sol e uso de anticoncepcionais), pelo encravado, manchas decorrentes da acne e estrias.
“Apesar de ter maior fotoproteção, a pele negra mancha com mais facilidade devido à maior quantidade de melanina”, explica. A dermatologista lembra ainda que, entre os negros, são mais recorrentes problemas capilares, como enfraquecimento da raiz. Isso ocorre devido ao uso de tranças e alisamento.
O atendimento é às segundas, de 8h às 11h. O paciente precisa ser encaminhado pelo SUS. Santa Casa: Rua Santa Luzia, 206. Tel.: 2517-8008.