Rio -  O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TRE-RJ) cassou, na sessão desta segunda-feira, a prefeita eleita de Paty do Alferes, Lúcia de Fátima Fernandes Fonseca, a Batata (PMDB), e o vice, Marcelo Carlos Guimarães de Lima, o Dr. Marcelo (PSB). Por unanimidade, o Colegiado entendeu que a condenação por compra de votos deveria ser afastada, mas manteve a cassação do diploma por abuso de poder econômico e a inelegibilidade por oito anos.
Com a decisão, o segundo colocado, Rachid Elmor (PDT), deve assumir a Prefeitura. Batata ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
Eleita com 6.751 votos, pouco mais de 38 % do total de votos válidos, Batata teria sido beneficiada por uma série de eventos promovidos pelo jornal Renascer Gospel, em que brindes, brinquedos e lanches com bebidas eram distribuídos para jovens e seus familiares em bairros do município, segundo o TRE-RJ.
Ainda de acordo com o TRE-RJ, as festas, batizadas de "Projeto Alegria" ou "Caravana da Alegria", tinham ampla divulgação no jornal, cuja diretora, Simone Moreira Calenzani, atuava como assessora de imprensa de Batata e presidia o diretório municipal do PSL, que viria a se coligar ao PMDB, partido da prefeita eleita.